Educação: um problema de todos

Quando pensamos em educação, logo nos vem à mente que ela é feita apenas em sala de aula, e que é inteira responsabilidade do estado, por meio de professores e pedagogos. Mas, nos esquecemos que educação deve vir de casa, e que devem ser os pais os primeiros a se interessarem pela educação de seus filhos.

E não estou falando somente de educação no sentido de conhecimento, mas também no sentido moral. Vemos hoje em dia muitos professores e alunos reclamando de alguns estudantes que vão à aula simplesmente para atrapalhar, tanto o docente, que não está ali para perder tempo, quanto os alunos que se importam com seus futuros e querem de fato aprender.

Se o jovem já chega à sala de aula com a intenção de falar enquanto o professor está explicando ou de ficar fazendo piadinhas sobre os colegas, é porque sua base educacional é falha, e entenda como base educacional sua família.

Como professor formado que sou (e em breve estarei lecionando), acredito na educação como algo capaz de ajudar no impulso que ainda falta ao Brasil para que ele se torne um país melhor. Mas, como as coisas estão, vai chegar a hora em que os professores terão que dar aulas com coletes a prova de balas, tamanho é o desrespeito por parte de alguns alunos.

E se olharmos por outra ótica, os mesmos estudantes que hoje são indisciplinados, xingando professores e ridicularizando outros alunos, um dia poderão ser médicos, farmacêuticos, advogados, comerciantes, políticos e até mesmo professores.

O que queremos para o nosso país? Pessoas sérias, que respeitem os outros, ou pessoas sem um pingo de caráter, que são capazes de mandar um professor calar a boca em sala de aula? Decida-se, pois esse problema também é seu.

Eder Ferreira
Enviado por Eder Ferreira em 28/02/2012
Reeditado em 02/09/2014
Código do texto: T3525061
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.