Segurança na escola. A quem cabe essa responsabilidade?

Segurança na escola. A quem cabe essa responsabilidade?

Pensava-se que a casa era o lugar mais seguro… o perigo mora aqui. Pensava-se que a igreja era o lugar mais seguro… o fanático congrega aqui. Pensava-se que a Escola era o lugar mais seguro… o inimigo estuda aqui. Estamos presos em nossos mundos e o inimigo… anda solto, disfarçado, esperando o momento certo para atacar (R. Soares).

O filho se arruma, faz sua refeição, coloca todo seu material na mochila, dá um beijo na mãe e no pai e diz: Já estou indo, depois eu volto! Posso soltar pipa quando chegar? O mãe responde com carinho nos olhos… Vamos ver. Tchau filho, vai com Deus. Duas horas depois o telefone toca, é da escola. O secretário com voz trêmula diz: Mãe. Precisamos conversar… entrou alguém armado na escola e efetuou alguns disparos. Estamos com problemas, por favor venha o mais rápido que puder, algumas crianças foram atingidas. A mãe sai desesperada do jeito que se encontra e ao chegar na escola, não consegue entrar, ela está cercada de seguranças, o assassino de seu filho entrou primeiro, sem problema algum.

Que tipo de segurança esperamos encontrar em nossas escolas? Na verdade, a pergunta mais certa é: o que é segurança? Estar seguro é sentir que no meio do escuro alguém está do seu lado. Você não pode vê-lo, mas pode sentir as mãos dele tocando as suas. Isso traz conforto e segurança. Aconteça o que acontecer, você sente que estará sempre protegido. É como se uma onda magnética o cercasse em volta. Então, a gente percebe que essa onda magnética, é frágil e penetrável. Qualquer um pode quebrá-la, só tem que descobrir como, faz parte de um sistema vulnerável, onde o mais forte acha que sempre é vencedor e que ninguém pode contê-lo. Mentira, um dia a casa cai. Pena que muitas vezes essa casa pode ser a nossa, o que fazer numa situação como essa? Como tornar nossa escola um ambiente de amor, segurança, proteção e alegria?

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) diz:

Toda criança ou adolescente tem o direito:

1- Tem direito à vida e à saúde;

2- Tem direito à liberdade;

3- Tem direito à educação, esporte, lazer e cultura;

4- Tem direito ao respeito;

5- Tem direito à dignidade;

6- Tem direito a um lugar para morar;

7- Tem direito a ter uma alimentação saudável;

8- Tem direito à SEGURANÇA!

De forma geral a realidade de nossas escolas é bastante caótica, isto inclui principalmente o item “Segurança”. Grande parte das escolas nem ao menos possui um porteiro e funcionários muitas vezes se revezam para tentar brincar de guarda-porteiro, tentando controlar um pouco de quem entra ou sai desse ambiente. Gostaríamos que nosso sistema político olhasse com mais afinco para essa situação, enquanto isso o que podemos fazer é simplesmente continuar sendo o que somos todos os dias: mestres da Educação, da Arte da Saúde e da Segurança. Nós, enquanto escola e educadores podemos tomar algumas atitudes que poderão ajudar a criar um ambiente escolar mais agradável e seguro:

1- Tratar a todos com amor e respeito;

2- O profissionalismo deve ser amigo do companheirismo;

3- Promover um ambiente de alegria, paz e amizade;

4- Providenciar para que todos os alunos estejam sempre uniformizados;

5- Ter diálogo franco e aberto com os alunos sobre drogas, violência entre outros;

6 – Falar sobre o bulling. Respeito é bom, mas é para todos;

7- Seja criterioso. Não deixe qualquer pessoa entrar na escola;

8- Em caso de problemas graves, seja sábio, procure ajuda a pessoa ou o lugar certo;

9- Reúna a comunidade escolar sempre que possível;

10- Proporcione um ambiente de trabalho agradável entre o corpo docente e discente.

Com certeza, não podemos mudar o mundo, mas podemos transformar as ações negativas em positivas. Todos por uma educação melhor. Com qualidade e segurança.

(*) Raimundo Soares de Andrade. Coordenador da Escola Estadual Eunice Souza dos Santos em Rondonópolis-Mt