"Vergonha Brasileira"
“O Movimento Todos Pela Educação apresenta a evolução brasileira na educação rumo a cinco metas estabelecidas pela ONG, desde 2006: 1) Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; 2) Toda criança plenamente alfabetizada ate os 8 anos; 3) Todo aluno com aprendizado adequado a sua serie; 4) Todo jovem com Ensino Médio concluído ate os 19 anos e; 5) Investimento em Educação ampliado e bem gerido.Em relação à meta 3, a ONG usa os resultados da Prova Brasil. Como os últimos dados gerais conhecidos do Brasil ainda são os relativos a 2009, que já estavam no relatório de 2010 do movimento, os organizadores foram adiante este ano e detalharam os porcentuais por município.Os dados do ensino médio não podem ser desmembrados por cidade porque não há uma prova universal para a etapa. Apenas algumas escolas fazem a Prova Brasil. Ainda assim, os dados já apresentados no ano passado mostram que apenas 90% dos estudantes da etapa não aprendem o mínimo há 10 anos.”
• Brasil tem 3,8 milhões de crianças e jovens fora da escola – Como declarar guerra a esta situação? Em quem jogar a culpa?
Uma das vergonhas brasileiras: a educação!
É de arrepiar os dados apresentados na mídia sobre a educação brasileira. Pasmem! Os números é que demonstram. Três milhões oitocentos mil brasileiros estão fora da escola em pleno século XXI! Não é uma vergonha? Lamentavelmente os dados mesmo não sendo fidedignos, pois pode ser bem maior! Se for menor, é pouquíssimo e representam grande parcela da nossa criançada!O que fazer? Euzinha, só fico gastando meu latim, dando sugestões, mas como não sou ninguém que possa resolver e por mais que grite não chega aos ouvidos dos representantes legais da nossa educação. Fico triste e pesarosa por estar de mãos atadas, sem poder proclamar aos quatro cantos do País como resolver a questão. Um bando de letrados, com a cabeça cheia de filosofia, atrás de uma mesa com água de boa qualidade, copo de cristal, cadeira giratória estofada, ar condicionado, horário flexível e muito mais, esgotam toda verborréia existente ano após ano e nada de projetar algo que realmente atraia os estudantes, se não totalmente, pelo menos um bocado! A fim de que estes passem a gostar, valorizar mais o tempo passado nos bancos escolares. Enquanto esta atitude dos comandantes desta nau não mudarem o disco, continuará sempre e até aumentando este número. Onde está o nó que deve urgentemente ser desatado? É prudente falar mal dos sabichões que cuidam, lá de cima, da Educação, ou dividir a culpa pelo fracasso a todos os setores da sociedade? De que adianta falar em “Tablets” no Ensino Médio? Se com um quadro negro ou verde, com certos professores quase extraindo as vísceras, para explanar uma boa aula, já não se preparou bons alunos na sua totalidade, quanto mais com o tablet! O povo brasileiro não está preparado para estas inovações. Isso vale para uma minoria, não para todos! Nosso palpite é o de que cada brasileiro deve ser orientado na família, desde pequenino, a fazer sua história! A escola peca porque deve ministrar bem os ensinamentos adotados, mas ultimamente a educação se esfacelou! Nem sequer me atrevo a enumerar os aparelhos que até a classe média baixa compra para os filhos! Só playstation são vários! Cadê um horário estipulado, sagrado para o pequeno ou o adolescente rever o aprendido em sala de aula? Apreender hoje está muito difícil com esta enxurrada de aparelhos que estão à disposição dos jovens prontos para lhe roubarem a atenção! Sem falar das redes sociais! Que adianta um PC em cada sala de aula? Dependendo da formação do professor já não é aconselhável porque geralmente os alunos conseguem desviar a programação da aula. Isso é caso verídico! Mas, deixemos da ideia de renovar o ensino a partir da tecnologia e voltamos ao famigerado número de evadidos dos bancos escolares. Em primeiro lugar é preciso tornar a escola um ambiente mais agradável. Não com música ambiente, som no pátio, até pode! Mas uma sala de aula digna, na qual, pais, professores e alunos se interrelacionem com fé e coragem para alcançarem os objetivos propostos. É possível em pleno século XXI ainda construírem salas de aula de latas? Como um aluno que mora precariamente, se alimenta mal, dorme mal, veste mal, tem alegria de estudar numa escola destas? É para refletir! Gosto de falar dos professores! Uma grande maioria não é valorizada como devia. Mas se não quer desistir da tarefa de ensinar, deve ensinar bem! Não pode empurrar com a barriga esta grande missão! Outro problema crucial na educação brasileira é o famigerado relacionamento. Enquanto os professores se considerarem superiores em relação aos alunos, não conseguirão alcançar seus objetivos. Eles sabem que são superiores, que sabem muito mais do que o aluno, mas, lamentavelmente, não devem demonstrar tal diferença! Os motivos psicológicos não devem ser explanados aqui, pois tomariam muito tempo! Deixem a competição para fora da sala de aula. Demonstre sua superioridade na sociedade em que vivem, naquele entorno! Não demonstre suas melhores vestes, use um uniforme para acabar com a competição nojenta que dá péssimo exemplo às jovens, em especial! Sabemos que é difícil! Mas, só deste jeito poderemos diminuir os números de evadidos que denigrem a educação brasileira. Se os professores não assumirem nova postura não chegaremos nunca na péssima média 6.0! Queiramos ou não, apenas o professor e o aluno em sala de aula serão os responsáveis pela mudança radical da educação brasileira. Apenas os dois, se interessados, têm esta capacidade! Independente de bons materiais didáticos, salas especiais, etc. etc. Às vezes, os pais até atrapalham, pois os que vivem na escola, geralmente são responsáveis pelos bons alunos! Resta à escola seduzir os pais razoáveis e ruins a tomarem consciência, engrossando a fileira! A mídia vem apregoando as mazelas do ensino mesmo a partir dos equipamentos tecnológicos enviados às escolas. Portanto minhas conclusões são óbvias: Não adianta computador, tablet, ou a nova geração tecnológica que surgir e ser enviada às escolas! Se os dois mais envolvidos em educação não se conscientizarem de que são eles as molas mestras para o crescimento intelectual do povo e que só existe escola porque existe professor e aluno, mas que estes realmente se tornem capazes de diminuir as estatísticas que envergonham nosso País e que os intelectuais superiores, também façam a sua parte! Não atentem para meu estilo! As ideias vão surgindo e eu as repasso ao papel antes que as esqueça! Quero apenas transmitir uma mensagem, pois a educação brasileira me preocupou e me preocupa, mais ainda ultimamente!
“O Movimento Todos Pela Educação apresenta a evolução brasileira na educação rumo a cinco metas estabelecidas pela ONG, desde 2006: 1) Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; 2) Toda criança plenamente alfabetizada ate os 8 anos; 3) Todo aluno com aprendizado adequado a sua serie; 4) Todo jovem com Ensino Médio concluído ate os 19 anos e; 5) Investimento em Educação ampliado e bem gerido.Em relação à meta 3, a ONG usa os resultados da Prova Brasil. Como os últimos dados gerais conhecidos do Brasil ainda são os relativos a 2009, que já estavam no relatório de 2010 do movimento, os organizadores foram adiante este ano e detalharam os porcentuais por município.Os dados do ensino médio não podem ser desmembrados por cidade porque não há uma prova universal para a etapa. Apenas algumas escolas fazem a Prova Brasil. Ainda assim, os dados já apresentados no ano passado mostram que apenas 90% dos estudantes da etapa não aprendem o mínimo há 10 anos.”
• Brasil tem 3,8 milhões de crianças e jovens fora da escola – Como declarar guerra a esta situação? Em quem jogar a culpa?
Uma das vergonhas brasileiras: a educação!
É de arrepiar os dados apresentados na mídia sobre a educação brasileira. Pasmem! Os números é que demonstram. Três milhões oitocentos mil brasileiros estão fora da escola em pleno século XXI! Não é uma vergonha? Lamentavelmente os dados mesmo não sendo fidedignos, pois pode ser bem maior! Se for menor, é pouquíssimo e representam grande parcela da nossa criançada!O que fazer? Euzinha, só fico gastando meu latim, dando sugestões, mas como não sou ninguém que possa resolver e por mais que grite não chega aos ouvidos dos representantes legais da nossa educação. Fico triste e pesarosa por estar de mãos atadas, sem poder proclamar aos quatro cantos do País como resolver a questão. Um bando de letrados, com a cabeça cheia de filosofia, atrás de uma mesa com água de boa qualidade, copo de cristal, cadeira giratória estofada, ar condicionado, horário flexível e muito mais, esgotam toda verborréia existente ano após ano e nada de projetar algo que realmente atraia os estudantes, se não totalmente, pelo menos um bocado! A fim de que estes passem a gostar, valorizar mais o tempo passado nos bancos escolares. Enquanto esta atitude dos comandantes desta nau não mudarem o disco, continuará sempre e até aumentando este número. Onde está o nó que deve urgentemente ser desatado? É prudente falar mal dos sabichões que cuidam, lá de cima, da Educação, ou dividir a culpa pelo fracasso a todos os setores da sociedade? De que adianta falar em “Tablets” no Ensino Médio? Se com um quadro negro ou verde, com certos professores quase extraindo as vísceras, para explanar uma boa aula, já não se preparou bons alunos na sua totalidade, quanto mais com o tablet! O povo brasileiro não está preparado para estas inovações. Isso vale para uma minoria, não para todos! Nosso palpite é o de que cada brasileiro deve ser orientado na família, desde pequenino, a fazer sua história! A escola peca porque deve ministrar bem os ensinamentos adotados, mas ultimamente a educação se esfacelou! Nem sequer me atrevo a enumerar os aparelhos que até a classe média baixa compra para os filhos! Só playstation são vários! Cadê um horário estipulado, sagrado para o pequeno ou o adolescente rever o aprendido em sala de aula? Apreender hoje está muito difícil com esta enxurrada de aparelhos que estão à disposição dos jovens prontos para lhe roubarem a atenção! Sem falar das redes sociais! Que adianta um PC em cada sala de aula? Dependendo da formação do professor já não é aconselhável porque geralmente os alunos conseguem desviar a programação da aula. Isso é caso verídico! Mas, deixemos da ideia de renovar o ensino a partir da tecnologia e voltamos ao famigerado número de evadidos dos bancos escolares. Em primeiro lugar é preciso tornar a escola um ambiente mais agradável. Não com música ambiente, som no pátio, até pode! Mas uma sala de aula digna, na qual, pais, professores e alunos se interrelacionem com fé e coragem para alcançarem os objetivos propostos. É possível em pleno século XXI ainda construírem salas de aula de latas? Como um aluno que mora precariamente, se alimenta mal, dorme mal, veste mal, tem alegria de estudar numa escola destas? É para refletir! Gosto de falar dos professores! Uma grande maioria não é valorizada como devia. Mas se não quer desistir da tarefa de ensinar, deve ensinar bem! Não pode empurrar com a barriga esta grande missão! Outro problema crucial na educação brasileira é o famigerado relacionamento. Enquanto os professores se considerarem superiores em relação aos alunos, não conseguirão alcançar seus objetivos. Eles sabem que são superiores, que sabem muito mais do que o aluno, mas, lamentavelmente, não devem demonstrar tal diferença! Os motivos psicológicos não devem ser explanados aqui, pois tomariam muito tempo! Deixem a competição para fora da sala de aula. Demonstre sua superioridade na sociedade em que vivem, naquele entorno! Não demonstre suas melhores vestes, use um uniforme para acabar com a competição nojenta que dá péssimo exemplo às jovens, em especial! Sabemos que é difícil! Mas, só deste jeito poderemos diminuir os números de evadidos que denigrem a educação brasileira. Se os professores não assumirem nova postura não chegaremos nunca na péssima média 6.0! Queiramos ou não, apenas o professor e o aluno em sala de aula serão os responsáveis pela mudança radical da educação brasileira. Apenas os dois, se interessados, têm esta capacidade! Independente de bons materiais didáticos, salas especiais, etc. etc. Às vezes, os pais até atrapalham, pois os que vivem na escola, geralmente são responsáveis pelos bons alunos! Resta à escola seduzir os pais razoáveis e ruins a tomarem consciência, engrossando a fileira! A mídia vem apregoando as mazelas do ensino mesmo a partir dos equipamentos tecnológicos enviados às escolas. Portanto minhas conclusões são óbvias: Não adianta computador, tablet, ou a nova geração tecnológica que surgir e ser enviada às escolas! Se os dois mais envolvidos em educação não se conscientizarem de que são eles as molas mestras para o crescimento intelectual do povo e que só existe escola porque existe professor e aluno, mas que estes realmente se tornem capazes de diminuir as estatísticas que envergonham nosso País e que os intelectuais superiores, também façam a sua parte! Não atentem para meu estilo! As ideias vão surgindo e eu as repasso ao papel antes que as esqueça! Quero apenas transmitir uma mensagem, pois a educação brasileira me preocupou e me preocupa, mais ainda ultimamente!