GUARDIÕES DO PATRIMÔNIO GOIANAENSE
Por acreditarmos na apropriação do povo enquanto guardiões do patrimônio é que surgiu a proposta de trabalho que vem sendo realizado pela equipe do projeto “Educação Patrimonial: Guardiões da Paisagem e da Cultura” tendo como público alvo os municípios de São João Nepomuceno, Rio Novo, Cel. Pacheco e Goianá, sendo este último município onde buscarei entrar em maiores detalhes neste artigo. A proposta do trabalho no município de Goianá é a utilização da Educação Patrimonial como instrumento para a cidadania e o reconhecimento da população enquanto guardiões de seu próprio patrimônio.
O município de Goianá está localizado na Zona da Mata Mineira na microregião de Juiz de Fora, com aproximadamente quatro mil habitantes o município se emancipou há menos de vinte anos, mas tem sua origem que remonta a segunda metade do século XIX quando ainda era Santo Antonio do Limoeiro.
O trabalho referente a Educação Patrimonial vem sendo realizado em parceria com a Secretaria de Educação do município de Goianá.O projeto proposto pela equipe de estudantes e docentes da Universidade Federal de Viçosa está inserido em Goianá no programa de capacitação de professores da rede municipal e portanto, vem sendo realizadas atividades com professores/as de Escola Municipal de Goianá.
O município de Goianá diferente de muitas outras localidades que deixam os bens patrimoniais a mercê de sua sorte, vem implantando um programa de preservação patrimonial importante para a história do município tendo um Conselho Deliberativo constituído paritariamente por representantes do Poder Público e da Sociedade Civil Organizada sendo este o Conselho do Patrimônio Cultural (COMPAC). Portanto o trabalho no município de Goianá junto aos professores vem no sentido de reforçar esta proteção contemplando a questão de que não somente aos órgãos públicos compete a preservação, mas também se faz necessário o apoio de sua população.
Neste sentido as atividades estão sendo realizadas a partir de oficinas e nestas a uma participação fundamental dos envolvidos sejam os integrantes da equipe ou as professoras da escola, pois estes se dedicam ao trabalho teórico, mas também realizam trabalho de campo ao pesquisarem a história sobre o município.
A primeira oficina oferecida em Goianá recebeu o tema “Educação Patrimonial: A Construção das Identidades” e buscou trazer ao público participante um entendimento acerca de identidade, e para isso, foi utilizada nesta oficina música, vídeo, assim como o filme “Tapete Vermelho” , todos estes materiais serviram de instrumento para nortear a conversa onde todos/as tiveram oportunidade de se colocarem e contribuírem no decorrer da oficina.
Sendo assim um dos objetivos desta oficina foi o de compreender que “O patrimônio cultural materializa e torna visível o sentimento evocado pela cultura e pela memória e, assim, permite a construção das identidades coletivas, fortalecendo os elementos das origens comuns, passo decisivo para a continuidade e a sobrevivência de uma comunidade” .
Ainda discorrendo acerca de tal objetivo proposto na 1° Oficina temos a entender que para “Além desse aspecto de construção de identidade, a noção de patrimônio cultural diz respeito à herança coletiva que deve ser transmitida às futuras gerações, de forma a relacionar o passado e o presente, permitindo a visão do futuro, dentro do conceito de desenvolvimento sustentável” .
No que se refere diretamente aos patrimônios públicos, a educação patrimonial facilita o processo de conservação de lugares históricos, da natureza e da cultura. Portanto entendemos que a partir de uma metodologia simples, é muito mais fácil que a comunidade se dê conta do quanto é vital para sua existência a preservação do seu patrimônio.
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