O poder do diálogo como mediador da aprendizagem e construtor de identidade

O PODER DO DIÁLOGO COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM E CONSTRUTOR DE IDENTIDADE

Bianca Santos Meira

RESUMO

Este artigo tem como objetivo apresentar propostas a serem desenvolvidas em sala de aula, com intuito de melhorar o entrosamento aluno/professor, priorizando o diálogo como mediador e transformador de saberes, unindo táticas para estabelecer um elo positivo entre aprender e conviver.

PALAVRAS-CHAVE: Diálogo. Aprendizagem. Construção de identidade.

A visão de escola como transformadora e construtora de caráter é muito mais complexa do que se imagina, o poder que o espaço escolar possui vai de encontro ao poder estabelecido pelo sistema, ou seja, de quem dita às regras deste espaço. Há uma série de fatores que implicam no crescimento e desenvolvimento educacional, desde um sistema geográfico que a envolve ao diálogo estabelecido dentro desta instituição.

Vai depender principalmente do educador para que esse desenvolvimento seja benéfico ao aluno, o professor que possui um poder de entrelaçar uma relação amigável com o educando, tem mais facilidade de transformar este em formador de opinião criando sua própria identidade.

Existe também um fator de suma importância que inibe o desenvolvimento da educação no país, que está voltado para a falta de interesse dos próprios professores, do dês compromisso, da falta de incentivo, baixos salários, enfim, uma série de fatos concomitantes que desestrutura o ciclo educacional.

No livro Boniteza de um sonho, traz uma reflexão sobre o sonho de tornar o aprendizado uma realidade de um compromisso e no desempenho na transformação de mentes, e do conhecimento constantemente. Para o autor Moacir Gadotti quem abriu as portas desse novo mundo pedagógico foi Paulo Freire, que através de suas ideias consegue mostrar a verdadeira função do ato de ensinar e aprender.

“O autor Moacir Gadotti fala do livro de Paulo Freire (Pedagogia da autonomia) em que o mesmo cita: “boniteza de ser gente”; “ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza da alegria”. Paulo Freire chama a atenção para a essencialidade do componente estético da formação do educador.

Paulo Freire cita em seu livro Pedagogia da autonomia:

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar, quem aprende ensina ao aprender”

O autor mostrar a importância de acreditar naquilo que se faz que ficou comprometido a fazer, é preciso dedicação no que foi escolhido pra desenvolver, apostar na competência adquirido nas pesquisas e estudos feitos, o educador tem uma tarefa de desafiar o educando com quem se comunica, a produzir sua compreensão do que vem sendo comunicado.

Sendo assim o fator que conclui toda essa demanda educativa é o diálogo como missão construtora da identidade, a partir daí pode-se fazer necessário criar laços dialógicos no âmbito escolar, como principal ponto reflexão sobre a aprendizagem e criação de caráter socioeducativa.

Henrique Manhães cita no seu livro, (p41):

O educador torna-se alguém que exercita a arte de perguntar, de instigar o educando a pensar nas respostas e de colocar-se diante de novos problemas.

Deste modo observa que o papel do educador segundo o autor é de fazer com que o aluno crie, argumente, forme sua própria opinião, que seja capaz de desafiar e superar os desafios. Mas pra isso o professor precisa acreditar na capacidade de evolução do educando, para que este aprenda com os erros, sendo possível suprir as demandas de uma sociedade capitalista, onde são escolhidos para fazer parte da equipe aqueles que sejam capazes a surpreender e criar.

REFERÊNCIAS

DEMO, Pedro. A educação do futuro e o futuro da educação - Campinas. SP: 2005- coleção educação contemporânea. Editores autores associados.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002 165 p. (Coleção leitura) )

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho,ensinar-e- aprender com sentido/ Moacir Gadotti. – Novo Hamburgo: Feevale, 2003.

80p. ; 21 cm

MANHÃES, Henrique. A prática pedagógica- ação dialógica na construção de identidades. Rio de Janeiro: wak Ed,2009.88p.:21 cm

Bya meira
Enviado por Bya meira em 19/01/2012
Código do texto: T3449605