O esforço traz consigo o aumento da capacidade. A prática traz a perfeição; é uma máxima bastante conhecida por todos, mas podemos contar nos dedos os que fazem disto uma conduta de vida. Não chame simplesmente de gênio aquele que apresentou uma obra fenomenal. Sem dúvida, existe uma tendência ou vocação que facilitaram o desempenho. Porém o que o fez chegar lá foram a persistência, o foco no ideal e a decisão de levar até o fim o que começou. Em outras palavras, ele simplesmente trabalhou, fez o que tinha que ser feito e o resto deu-se por si mesmo, pois, acredite, Deus ajuda a quem dá o primeiro passo e não desiste no meio do caminho.

Tudo começou com um ideal. Você tem um ideal? Se não tem, trate de buscá-lo, pois este é o primeiro passo, é o ponto de partida que vai conduzi-lo à realização. Pode ser que seu sonho encontre-se ainda tímido, escondido num canto do seu coração e você não adquiriu aquela certeza se é realmente o que quer; não importa. Repito: Dê o primeiro passo e logo o saberá. O mais importante é não gastar energias em conjecturas, assaltado por medo, dúvidas, indecisão e outros sentimentos improdutivos. Parta logo para a ação e as portas do céu se abrirão para você.

Quando alimentamos um ideal é como se possuíssemos uma passagem em aberto para o país chamado realização no continente dos nossos sonhos. A data da chegada será ditada por nós mesmos dependendo das atitudes que tomarmos em relação a partida, ao meio de transporte que utilizarmos e se vão existir paradas ao longo do percurso e de quanto tempo serão essas paradas. Como vemos, tudo depende de nós. É claro vai haver empecilhos como mau tampo, atrasos ou até mudanças de itinerário Porém, sabendo que possuímos uma passagem para um destino que foi traçado por nós, ficamos tranquilos e seguimos em frente, sabendo que lá chegaremos, com certeza. Logo, saber o que quer e como quer chegar lá é de fundamental importância para vencer na vida.

A partir daí, entra em ação a própria ação, alicerçada pela força do ideal escolhido, o qual, por sua vez, virá alimentado pela chama ardente do desejo. Manter acesa essa chama, até que se transforme em realidade concreta, é o objetivo primordial deste livro. Você vai afastar de sua mente os entraves que vinham bloqueando os caminhos da sua boa sorte. Quando isto acontecer, as chances que você sempre ansiou, bater-lhe-ão à porta exigindo atenção. Mais do que isso, você estará pronto a reconhecê-las antes mesmo que cheguem até você e trazê-las até a sua vida transformando-as em sucesso em forma de dinheiro, saúde, paz de espírito e tudo o que represente felicidade para você.

A crença é o elemento essencial indispensável à concretização dos seus objetivos. A partir do momento em que iniciamos um empreendimento, seja ele qual for, é porque depositamos nele alguma crença; fazemos porque acreditamos que vai dar certo. O que ocorre com frequência, como nos mostra a realidade a todo instante, é uma diminuição no esforço e na persistência à medida que o tempo passa, especialmente quando acontecimentos inesperados interpõem-se entre o nosso desejo e a realidade. Abalados pelo fato, tendemos a diminuir as nossas ações, o que faz arrefecer a crença e acabamos por abandonar os nossos projetos. Acabaremos, nesses casos, entre os que fracassam. Se este comportamento tornar-se rotineiro, ter-se-á, então, criado o que chamamos: Círculo do Fracasso. Quanto maior e mais forte for este círculo, mais difícil é sair dele. Portanto, como regra número um para o sucesso, pratique o que vem a seguir:

“SEMPRE TERMINE AQUILO QUE COMEÇOU”.

Só o fato de fazer isto como regra de ouro, vai fazer de você outra pessoa porque irá adquirir doses cada vez mais altas de autoconfiança. Mesmo que um determinado plano não tenha saído a contento ou tenha ocorrido um fracasso, isso não irá afetar sua crença ou mesmo que a crença em tal projeto venha a sofrer um abalo, a crença em si mesmo, na vida e no sucesso continuará firme como uma rocha, fruto que é da sua autoconfiança. Por isso, insisto no ideal; ele está por trás de todo esforço. Não é difícil encontrar o ideal e tudo a que pudermos recorrer para tanto é válido de alguma forma. Existem testes vocacionais, bem elaborados por dirigentes escolares ou mesmo no mercado de trabalho, aos quais podemos ter acesso se quisermos descobrir, mesmo que em parte, as carreiras ou profissões mais adequadas a nossa personalidade.

Mas creio na oração, onde buscamos no mais íntimo de nosso ser, as respostas a tudo que nos aflige.
Não é uma questão de ser ou não religioso. Crer ou não em Deus ou no Seu equivalente não vai alterar a realidade dos fatos. Fato é fato, não importa a sua opinião e nem a minha. E o fato é que possuímos um corpo físico que podemos ver e uma mente invisível que não vemos, mas com a qual podemos manter um diálogo que é só nosso. Podemos fazer perguntas, aguardar respostas. Podemos induzi-la a dar-nos o que queremos de acordo com nossa vontade e necessidade.

Quer você durma, quer trabalhe ou descanse, sua mente subconsciente está sempre pronta a cooperar, reagindo aos seus pensamentos mais secretos. Cedo ou tarde ela vai lhe entregar de bandeja o que você solicitou, na intensidade em que foi solicitado. Um ponto a destacar, de vital importância, é que a mente subconsciente não faz distinção e nem tampouco seleciona o que lhe enviamos; ela simplesmente reage às impressões e as processa em forma de equivalência no mundo físico. Isto nos dá uma ideia da importância que têm sobre nós e sobre o nosso destino, os nossos pensamentos; eles são as velas da embarcação que nos arrasta vida afora. Portanto, pratique esta regra:

"SELECIONE OS PENSAMENTOS QUE CHEGAM A SUA MENTE CONSCIENTE”.

Baseado nisso; você irá, a partir de agora, transformar o seu pessimismo em otimismo, comandando, da forma que melhor lhe convier, a sua embarcação, dando-lhe o rumo desejado. Nisto consiste a oração.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 09/01/2012
Reeditado em 10/01/2012
Código do texto: T3431527
Classificação de conteúdo: seguro