O valor do entusiasmo
Tenho a convicção que todo e qualquer trabalho executado com garra e entusiasmo fará a verdadeira diferença na vida daquele que o executou. Quando se empreende qualquer tarefa impregnando-a da energia resultante do entusiasmo deixa-se ali uma marca que contagia. A apatia e a falta de vontade não são capazes de influenciar ninguém. Pelo contrário, deixa um rastro de miudeza que afasta cada vez mais os interessados no sucesso verdadeiro.
Há uma diferença tremenda entre as tarefas executadas com e sem o emprego do entusiasmo. O primeiro passo, sem dúvida, é gostar daquilo a que se dedica. Se estiver executando uma atividade sem gostar dela, então terá maior dificuldade em empregar nela entusiasmo. Acontece que vai haver situações em que é preciso fazer algo para o qual não se sinta atraído; nesses momentos é que fica realmente claro o valor do entusiasmo.
Vai existir sempre a possibilidade de se empregar amor e boa vontade naquilo que se faz sem gostar, mas aí é diferente e a sensação não é a mesma. O importante é não deixar transparecer essa diferença. Pode-se executar qualquer tarefa de maneira bem feita quando se entrega a ela de corpo e alma, mas cabe à própria pessoa decidir quais são aquelas que despertam mais facilmente o seu entusiasmo; são essas que lhe trarão a felicidade e a realização. Isto fica bem notório nas carreiras profissionais.
Quando se escolhe a profissão levando-se em conta, primordialmente, a competitividade do mercado, o valor do salário ou baseado na estabilidade que aquele cargo pode proporcionar; ilude-se a si próprio e o resultado é ruim. Isto vai influir diretamente na felicidade, pois não conseguimos enganar a nós mesmos.
Os testes vocacionais que levam em conta exclusivamente as carreiras que estão em moda, deixando de avaliar o potencial de felicidade que elas podem proporcionar e o interior do candidato, o que ele sente em relação a ela, qual a sua relação íntima com aquela atividade, dificilmente atenderão aos reais anseios da alma. Se já a sua menção não despertar imediatamente o entusiasmo do interessado significa que não terá muita chance de fazê-lo realmente feliz.