Ensino Superior
Rio Claro, 16 de agosto de 2011
Plano Municipal de Educação – tema Ensino Superior
Dando continuidade ao nosso questionamento estamos nos perguntando o quê é o ensino superior e rapidamente concluímos que através de tudo de bom que as escolas nos ensinam obtemos os tijolinhos com os quais vamos construir nossas idéias e com elas nossas vidas, mas, onde estão as idéias?
A criatividade sumiu e as mentes não se iluminam mais com idéias que desenvolvem vida então concluímos: o homem moderno não aprendeu a pensar, apenas aprendeu a se defender. Seus indícios estão por toda parte através do que pode expressar.
Um exemplo é um cartaz em comemoração ao dia dos pais que vocês devem ter visto.
Ninguém xinga o pai do juiz. É muito bom ser pai.
Se conseguirmos pensar questionando por que não “xinga” o pai, vamos com certeza nos perguntar por que “xinga” a mãe e chegar à triste conclusão de que só “xingamos” para podermos atingir alguém e que então, só atingimos através da mãe porque o pai pode xingar, não atinge.
Se continuarmos nossa investigação questionando por que não atinge se o pai for “xingado”, vamos retornar novamente para a mãe para sabermos por que somos atingidos através dela e então, que vamos constatar que estão faltando elementos para desenvolver a idéia desse ser.
E que elementos são estes senão palavras que definam as ações escondidas nos princípios que alimentam esse SER e que alguns pais acionam também, mas apenas alguns não todos?
Sabemos que nossas doenças sociais começam na comunicação de nossas idéias. Esse cartaz é um exemplo. Outro:- Vejam como é comum ao perguntarmos para um bêbado, mas por que você bebe, ele responder chorosamente:- “ninguém me entende”.
Vamos analisar porque ninguém entende. Não entende porque falta o elemento que carregue sua emoção para que o entendimento aconteça, e quem é esse elemento senão a palavra?
Em nosso dia a dia estão faltando as palavras edificantes de nossas emoções mais nobres porque elas estão ocorrendo a todos os instantes mas, sem a palavra que possa traduzi-las, passam desapercebidas e então, não constroem a idéia do grande ser que desejamos que seja a base de nossa sociedade.
Quem tem liberdade de pensamento, que tem uma mente ampliada, treinada, é capaz de compreender a tragédia que se esconde por detrás dessa frase : “ninguém xinga o pai do juiz”. Não é engraçado não, é muito, mas muito triste mesmo ter que ver isto querendo homenagear um pai.
A mente do homem moderno está errada.
O envolvimento emocional da criança com esse ser que lhe dá à luz e lhe dá luz faz dele o ser mais belo dentre todos os belos, não é assim? Mas, não é a pessoa que a criança está “enxergando”, é o ser, sua ação, uma maneira de ser, a ação que a carrega no colo com amor sempre que tem um desconforto. Que jamais permite que seu rebento sofra e vamos antecipar um pouquinho o tema de amanhã, a valorização dos profissionais da Educação: Quem são esses seres que dão luz para todos os rebentos em suas classes sem fazer qualquer distinção, aliás, muitas vezes privilegiando os mais “fraquinhos”?
E onde está decantado o perfil desse SER que em nosso dia a dia possa alimentar nossa mente nos dando razão e lógica, orientando nosso caminhar?
Onde está esse traço em nossa sociedade?
Podemos concluir o quão importante é esse barquinho, a palavra que leva de lá e trás para a cá nossas emoções comunicando nossas idéias.
Era o que desejava colocar, mostrar essa grande lacuna no espírito formador das idéias.
Quero também deixá-los com uma pergunta:-
O quê você aprendeu, no meio em que vive, de mais importante para a sua integridade física e moral? Obrigada.