EDUCAÇÃO, PODER E RELIGIÃO

EDUCAÇÃO, PODER E RELIGIÃO

O mundo moderno passa por transformações constantes. As velocidades das mudanças estão intensas; toda intensidade de transformação traz demandas, que precisam ser satisfeitas, supridas. Nesta busca por suprimentos novos, algumas profissões caem em desuso, outras surgem para suprir as novas necessidades. As formações educacionais precisam ser repensadas, revisadas para esse tempo novo, que é fugaz, sem sujeito, com espaços e realidades virtuais, onde cada qual enganosamente pensa que pode ser o que pensa; onde o prazer do ser, o hedonismo é cultuado. O prazer individual tem relevância e supera as normas das instituições sociais, do grupo e comunidades.

No contexto de mudanças da pós-modernidade, a religião finca seu pavilhão, contrariando as tendências, afirmando sua importância para a saúde e desenvolvimento do humano. Os anseios do humano está além do prazer secular, temporal, do que é palpável. O Ser infere algo além de si mesmo e sai a procura do sagrado, devotando culto e sacrifício. A religião vira objeto de estudos das ciências humanas, requerendo uma releitura para este novo contexto da humanidade. O Estado laico a reconhece como disciplina, propondo o ensino na rede pública.

Destas proposições, faz-se necessário pensar na religião e suas relações com a educação e com o poder. Os métodos devem ser ético, humano, que promova a realização plena na busca do sagrado.

A liberdade do ser humano é a sua maior conquista. Como pastor ou líder religioso, corre-se o risco de assumir uma posição onipotente, negando o benefício de ser gente, humano, limitando... Velando o anseio pelo poder, domínio.

Faz-se necessário uma densidade teológica, sem tom manipulativo, mas amparada nos escritos sagrado e nas tradições daquela escola teológica e religiosa e não simplesmente naquilo que as grandes aglomerações humanas querem ouvir.

A tríade: religião, educação e poder está enraizada no ser humano. Essa dialética brota de forma visível através do sentimento e da prática religiosa, dos credos e cerimônias e ritos.