Viver completamente
Para todo problema existe uma solução e essa só é encontrada quando conseguimos nos desvencilhar das ondas tormentosas que querem desviar-nos do correto discernir. O maior obstáculo à resolução de qualquer problema é a falta de concentração. Acalmar a mente, este deve ser o primeiro passo em direção à solução. O homem é governado por forças. Depende do foco de sua atenção a força a qual se conectar. Se ele possuir um preparo no sentido de obter, da fonte inesgotável, a resposta para o problema que o está atormentando tudo ficará muito mais fácil. O verdadeiro caminho é Deus e seu auxílio insofismável. Deus é a fonte da sabedoria; recorrer a Ele em toda e qualquer situação que exija sabedoria é a atitude certa a ser tomada.
Quando tentamos resolver uma questão difícil apelando para a nossa compreensão limitada somos invadidos pela dúvida e pela insegurança. Mas, conectando-nos à fonte da eterna e infalível sabedoria de Deus temos uma garantia de que a atitude tomada é a correta e que não falharemos. Esta forma de agir está disponível a todos, mas somente aqueles que se acostumaram a depositar sua confiança, seus medos e suas preocupações no manancial infinito de Deus é que estarão aptos a receber as respostas certas na hora certa. Portanto urge criar, o quanto antes, o hábito de deixar tudo que diz respeito a questões fundamentais para a vida humana nas mãos sapientes e infalíveis de Deus. Isto está ligado à fé e fé se cultiva. Não é uma questão de ter ou não ter fé, mas de adquirir fé exercitando-a. As alternativas estão à disposição de todos; é só fazer a escolha certa e colher os frutos correspondentes. Entregar os problemas nas mãos de Deus e deixar que Ele se manifeste e trabalhe por nós ou acreditar somente na força humana, relegando Deus a um segundo plano. Utilizar todos os meios materiais, achando que assim tudo vai se resolver, buscando Deus como último recurso, resultado do desespero, ou crer n’Ele desde o princípio.
Da escolha vai depender os resultados. Seria muito mais fácil colocar, desde o princípio, toda confiança em Deus. Só que o mundo em que vivemos apresenta várias facetas disponíveis a diferentes formas de reconhecimento. Tudo está debaixo dos nossos olhos, mas é precisos abri-los se quisermos ver a verdade. Desde que nos entendemos por gente, apresentam-se a nossa visão diversas opções de crenças e entendimento. A questão torna-se simples ou pelo menos não tão complicada quando nos dispomos a olhar com mente aberta todas as situações. Existe um manancial a nossa disposição. Se quisermos a água pura da fonte precisamos estar dispostos a procurá-la. Deixar-se levar por aquilo que já está estabelecido achando que será o melhor para nós é aceitar qualquer coisa. O homem tem a capacidade de discernir e de selecionar. O que lhe impede de selecionar o melhor para si? Em primeiro lugar está a ilusão. Em seguida vem a acomodação. Achar que sua vida está boa e que não precisa mais crescer; este é o maior perigo porque representa estagnação. Quem procura crescer e se desenvolver a cada momento está vivendo de fato a vida e isto é o maior fator de felicidade e bem estar.