O Orientador Educacional pode contribuir para uma Gestão mais Integrada e Democrática na Escola.
O Orientador Educacional pode contribuir para uma Gestão mais Integrada e Democrática na Escola.
Democracia é aprender a dialogar com as diferenças, canalizando-as para um projeto maior de humanização das pessoas envolvidas. Desafio essencial da educação é construir o homem cidadão, consciente dos seus direito, dos seus limites, empenhado na promoção do bem comum.
A garantia de uma prática educacional democrática está no envolvimento de todos os atores da escola. Ela é de todos, todos devem opinar, participar, defender seus interesses, apresentar projetos em vista de uma educação que possa contribuir e construir uma gestão em democracia.
A valorização dos professores. O gestor educacional deve ter essa postura como uma meta prioritária na sua prática administrativa, porque é no equilíbrio dessa relação com os docentes que se processa o sucesso de um projeto pedagógico.
E que a gestão na escola possa enfatizar a questão das competências técnicas e sociais requeridas para os educadores na escola para equacionar todas as manifestações de poder no interior da escola, elaborando propostas educacionais que levam em consideração essa realidade.