Supervisão escolar
A importância da colaboração da ação supervisora para a gestão escolar, por ser um profissional atuante e participativo, principalmente, no trabalho em conjunto com os docentes, por uma prática pedagógica que favoreça o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula. E pensar a prática cotidiana da escola requer profundo esforço-teórico-prático por parte do supervisor, que contribui significativamente para compreender a realidade escolar, sugerindo perguntas e indicando várias possibilidades. Tal comprometimento deve ser realizado em parceria com os profissionais que atuam na escola. As experiências e estudos de pesquisas realizadas pelo supervisor é que desencadearão um trabalho, visando compreender o desempenho do professor no cotidiano da escola, em sala de aula. O supervisor levantará novas idéias, fará indagações, afirmações, tentando em conjunto com o professor a melhor maneira de ensinar e aprender numa determinada sala de alunos. O professor ensina e aprende, o aluno aprende e ensina e o supervisor orienta, aprende e ensina.
Na maioria das escolas em que a gestão é compartilhada, a coordenação dos processos pedagógicos é composta pela direção, supervisão e orientação que constitui o eixo motivador do trabalho docente. Uma administração compartilhada coletiva em que as decisões está distribuída entre os pares.
A Supervisão embora viabiliza os anseios coletivos, proporcionando subsídios para que os projetos de corpo docente e discente tomem direção e se concretizem.
A gestão educacional tem que se preocupar sempre em criar condições para que sua equipe pedagógica e corpo docente sintam-se autônomos em seu ambiente de trabalho. O trabalho de Supervisão da escola consiga desenvolver com a comunidade o sentimento de pertencimento ao grupo gerando um clima saudável, a Berto, de respeito mútuo.
Para criar condições de interação e crescimento em equipe é necessário que o Supervisor aprimore em si habilidades humanas, técnicas e administrativas, é necessário ter clareza teórica, conhecimento pedagógico e conquistar a confiança do grupo, pois o supervisor é o responsável pela comunicação interna professor-professor, professor-aluno, professor-direção e vice-versa e pela comunicação externa: escola-sistema.
O Supervisor é um facilitador de vivência, pois prioriza ações que possuem posturas de administração participativa, em que toda organização escolar é definida a partir de discussões com o grupo. Eles precisam de uma visão ampliada da escola, em especial, nas relações humanas para gerir um ambiente saudável entre professores alunos, direção, funcionários e toda a comunidade escolar.