A escola
A Organização Escolar não pode ser vista como uma empresa comum, pois as escolas são organizações e nelas sobressai a interação entre as pessoas, para a promoção da formação humana.
E Organização Escolar é o lugar de formação e desenvolvimento social, profissional, psicoafetivos dos sujeitos que a compõe. Sendo assim, uma unidade social que reúne pessoas que reagem entre si, intencionalmente, operando por meio de estruturas e de objetivos educacionais, desenvolvendo as potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, valores, para tornarem-se cidadãos participativos na sociedade em que vivem, por isso não pode ser considerada uma empresa comum que tem o seu produto final visando apenas o lucro.
A escola pode sim ser considerada como uma grande família em que há muita diversidade de pessoas que trabalham para um bem comum e que envolve muito trabalho intelectual e afetivo e que também exige muita dedicação e amor. E a razão principal da escola é o aluno.