A difícil escolha do tema de um TCC!!!
A difícil escolha do tema de um TCC!!!
É imprescindível que ao chegar aos últimos períodos de um Curso Superior, o acadêmico esteja totalmente seguro quanto ao tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso.
Mas nem sempre é o que acontece na realidade. No decorrer dos semestres, os professores entram em sala de aula, cada um defendendo sua área de atuação e os acadêmicos acabam aturdidos no final da história. No curso de Letras, por exemplo, há quem defenda a Gramática ou a Linguística, outros trabalham com Língua Estrangeira e sem falar nos intelectuais das Literaturas Brasileira, Portuguesa, Inglesa e Norte-Americana.
Contudo, o aluno, além de se ater nas disciplinas que fazem parte da grade curricular, ainda é cobrado e sobrecarregado nos Estágios Supervisionados.
Todos esses fatores contribuem para que o aluno fique indeciso no momento de escolher o assunto que queira trabalhar em seu TCC.
Os estudantes chegam ao 1º período do curso, passam pelo 2º, 3º e quando se dão conta, o tempo passa tão abruptamente que nem percebem.
Conforme o curso vai chegando a sua reta final, o aluno começa a ser cobrado pelas suas responsabilidades e no 7º período, o mesmo já tem que saber sobre o quê vai discorrer na sua monografia.
É claro que sempre há exceção e uma vez ou outra, aparece um aluno que esteja bem resolvido com relação ao tema escolhido, mas na grande maioria das vezes, esses temas acabam sendo escolhidos aleatoriamente.
Penso que, para ter êxito em sua escolha, o acadêmico deve seguir por eliminatória...
Não haverá sucesso no trabalho, se a pessoa gostar de gramática e resolver falar de um assunto ligado à linguística, por exemplo.
Outro ponto relevante é que as opiniões podem ajudar o aluno na escolha do tema, mas também podem atrapalhar. Principalmente se o acadêmico não tiver um senso crítico afilado e deixar se conduzir pelas sugestões oferecidas e no momento de desenvolver seu TCC, ele sentir-se tolhido porque aquela linha de pesquisa não era o que desejava de fato.
Outra coisa a ser entendida é que o aluno não pode deixar a escolha do seu tema a cargo dos professores; estes podem dar um norte ao aluno, mas a responsabilidade de decidir o assunto é estritamente do acadêmico e não do orientador.
Por fim, outro fato que merece atenção, é que os estágios bem que poderiam começar um pouco antes, e, assim também terminarem mais cedo, para que houvesse tranquilidade nos 7º e 8º períodos. Sendo que tanto a escolha de um bom tema no 7º e o desenvolvimento deste no 8º período, seria menos entediante e mais gostoso de fazer.
Mas, o importante mesmo é que o acadêmico não encare seu TCC como um mero trabalho a ser feito para aprovação na sua graduação; e que o mesmo possa ter discernimento e maturidade para enxergar que a sua investigação tem como principal objetivo, contribuir, de alguma forma, seja na sociedade, seja na sua vida profissional, ou até mesmo, na sua vida pessoal. Vendo por esse ângulo, é certo que o TCC acabará sendo bem mais fácil de ser elaborado e nem terá como não ficar um belo de um trabalho. Aliás, como o próprio nome já diz: Trabalho de Conclusão de Curso, por isso, deve ser realizado com bastante intrepidez e esmero.
Autor: Washington Batista Cristã de Sousa