PARABÉNS, PROFESSORES!

Ainda é tempo de lembrar o principal mediador da educação.

Cada período de tempo faz uma história e cada fase da história possui um tipo de homem que a vivifica e a dignifica ainda mais.

Nestas fases, existem os homens cultos, lapidados pelo conhecimento e pela magia do saber; mas, existem também os incultos, acomodados em seu pequeno mundo, todavia transmissores informais de sua cultura.

Se for a educação que mantém viva a memória de um povo e dá condições para a sua sobrevivência, não se pode afirmar que ela existe apenas em estabelecimentos escolares. Educação já é prática informal desde os primeiros anos de vida de um indivíduo.

Educar é ensinar a viver. Educar é manter viva a chama da reciprocidade entre indivíduo e sociedade. Educar é preencher o espaço vazio naquele indivíduo que pretende conhecer mais, para completar ou complementar o seu eu. Educação acontece, portanto, em diversos lugares, sob diferentes formas.

Na totalidade deste verbo (educar), considera-se educador, não apenas o professor de sala de aula, como também o pai, a mãe, a família, enfim; colegas, amigos e companheiros do dia a dia; pessoas idosas que prazerosamente transmitem os conhecimentos adquiridos durante o tempo que passou e sentiu o ato do seu viver.

E se o verbo professar significa ensinar, também é considerado ensinante ou professor aquele que ensina de uma forma ou outra, sob várias maneiras, um ou diversos assuntos, a um único ser ou a um grupo de indivíduos que realmente pretendem aprender.

Sempre acreditei que sob o ato de educar está o ato de ensinar. Assim faz o professor, enquanto ensina está também educando.

Está aqui, portanto, a perfeita relação que existe entre ensinante = educador = professor.

Em todos os cantos do universo solidificou-se a pessoa que ensina (mestre ou professor), não apenas em estabelecimentos escolares, mas em todo lugar onde um grupo de aprendizes pretende conhecer aquilo que o mestre já conhece. E assim como todo tipo de trabalhador (médico, farmacêutico, dentista, arquiteto, soldado, bioquímico, advogado, etc.), mereceu um dia no calendário anual, consagrado a si, por que não o professor, aquele que ensinou e fez estes trabalhadores ser o que são merecer também um dia consagrado a si?

O dia 15 de outubro sempre é lembrado e comemorado.

Gostaria apenas de fazer lembrar aos que irão comemorar, que comemorações aos educadores não poderiam ser realizadas apenas em um único dia, mas em todos os dias do ano, principalmente nos dias letivos para os educadores escolares, já que todos os trabalhadores, desde o médico até o pedreiro ou lixeiro, talvez, tiveram ao seu lado, desde o início de sua vida escolar, um mestre.

E lembrar também aos mestres, que a dignidade desta profissão, quem lhes concedeu não foi apenas outro mestre, mas o mestre dos mestres: Jesus Cristo.

Que Ele lhes abençoe e dignifique cada dia mais a escolha que fizeram um dia para a sua vida: o ato de ensinar.

Parabéns, professores!

Ivonete Frasson
Enviado por Ivonete Frasson em 12/10/2011
Reeditado em 02/11/2011
Código do texto: T3272325
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.