Aproximando... a Pedagogia da Psicologia, obtemos?
A aproximação de diferentes ciências é algo que pode dar certo sim, se levarmos em conta que umas tendem a complementar as outras. Refiro-me em especial a junção da Pedagogia com a Psicologia. Da pedagogia vem o olhar apurado da docência, a curiosidade epistemológica, a criatividade inerente à prática de ensinar e a costumaz iniciativa de aprender. Da psicologia vem o olhar apurado sobre as mazelas humanas, a capacidade de escutar ao próximo (o que hoje, podemos dizer que é uma prática tão pouco aplicada, se levarmos em consideração a superficialidade das relações, onde se quer existe o tempo para o diálogo), a coerência na compreensão de que todos somos únicos e por isso mesmo, somos diferentes, daí decorre o entendimento que não "precisamos ser iguais", pensar e agir igual para conviver bem. Assim, ser pedagoga (o) é também transitar pela psicologia. Um ser humano só poderá ser entendido, quando levarmos em consideração sua totalidade e acima de tudo as fragilidades de sua fragmentação. Logo, toda profissão que se destine a tratar, conviver, ensinar, orientar, dialogar com humanos, como a pedagogia e a psicologia, só obterão êxito se descobrirem desde muito cedo o que hoje é uma necessidade, ou seja, que nada, nem ninguém avança na solidão de sua prática, mas sim ao compartilhar saberes, experiências e teorias em prol do bem comum, e esse bem é a aceitação do indivíduo como ele o é, com suas potencialidades e fraquezas.