A atual EDUCAÇÃO... A que nível chegou?

Bom... Pode parecer que esse é um assunto “batido”, mas não. Muito pelo contrário...

Estamos bem perto de sediar grandes eventos olímpicos e o que temos? Focando na EDUCAÇÃO, não temos muito. É triste constatar este fato, ver todos os dias que greves e mais greves se fazem por aqui e não só no estado de São Paulo, mas em outros... No Espírito Santo, em Minas Gerais...

O que leva os professores a entrarem em greve? Salário baixo, falta de investimento (sendo que temos muita verba), cooperação, material ruim, alunos indiferentes, violentos, falta de psicologia, capacitação, professores indispostos, Governo ruim? Creio que uma junção de tudo, mas o que fazer e em tão pouco tempo? Respostas complicadas!

Há pouco tempo viu-se um atentado no RJ contra uma escola, professores, alunos e agora se vê um aluno tão pequeno atirar na própria professora. Confesso que isso é revoltante, mas com tão poucas pessoas empenhadas na causa, é complicado.

Dentro deste tema, entram outros tantos como, por exemplo, o porte de armas. Essa questão, como tantas outras, por aqui, é um tabu, mas tenho certeza que tem solução (a longo prazo).

O trabalho infantil também é fator contribuinte para a falta de (verdadeiros) resultados. Já se cansou de divulgar e falar que trabalho e exploração infantil é crime, mas muitas vezes as crianças deixam a escola de lado para ajudar os pais ou por puro desânimo.

Passando por outro tema, a gravidez na adolescência é outro problema que afeta diretamente a educação. Já vi muitos casos de abandono por esse motivo e recentemente uma pesquisa divulgou que os jovens atualmente têm transado sem camisinha, o que é alarmante.

Os alunos hoje em dia saem do Ensino Médio, em sua grande maioria sem saber quase nada de Inglês (isso sem cursos fora do âmbito escolar). Isso é preocupante, afinal, como sediaremos eventos de porte internacional se o “futuro do País” mal sabe Inglês ou outras línguas estrangeiras?

Mas temos também as questões básicas... Matérias como Português e Matemática também têm uma grande defasagem aqui no Brasil. Creio que a solução não seja trancafiar os alunos por horas e horas nas escolas os obrigando a aprender, mas também diminuir a carga atual de ambas as matérias não seja a saída. Eu acredito muito na interdisciplinaridade, método que cada vez vem ganhando mais força.

A começar pelo ENEM, que se divide em partes. Isso é bom, mas... Não se pode começar do “fim”, mas sim dos primeiros anos. Talvez essa atual fórmula esteja desgastada, mas o Governo e as escolas não têm audácia para implantar, mesmo aos poucos, o conceito de interdisciplinaridade.

Esse “novo” conceito não é e nem será a solução de todos os problemas, mas já seria um começo, mas se os itens que citei no começo não sofrerem alterações, de nada adiantará qualquer “fórmula”, infelizmente.

E a pergunta que fica... Até quando ficarão se usando de um mesmo conceito e mascarando a verdadeira (falta de) EDUCAÇÃO que se agrava a cada dia?

#juntospelaeducação

Paulo Ricardo Pacheco
Enviado por Paulo Ricardo Pacheco em 28/09/2011
Código do texto: T3246339
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