Sem Explicação???
O que leva uma criança de 10 anos a atirar numa professora em plena sala de aula e depois se matar. Como um ser ainda em desenvolvimento é conduzido a um ato de atrocidade destes?
Enquanto professora, tomo as dores dos colegas docentes, mas ao mesmo tempo, questiono-me sobre o papel da família e a atuação dos professores em sala, hoje mesmo eu e alguns colegas enquanto tomávamos posse de algumas aulas num município vizinho ao que moro, falávamos sobre a questão da docência, domínio de classe, amor a profissão e indisciplina dos alunos na escola como um todo... Costumo dizer pelos meus diversos anos como educadora, que as crianças não são responsáveis pelos seus atos, já que elas são espelho dos adultos com as quais convivem. Sei que algumas pessoas hão de não concordar com esta minha premissa, mas a convivência a mais de 15 anos com crianças e adolescentes, já me embasaram e fundamentaram meus pensamentos e minha opinião sobre isto. Ao mesmo tempo não quero levantar a bandeira aqui contra os pais, ou contra os docentes, pois sei que há pessoas que realmente valem a pena serem chamados de bons pais por tentarem conduzir como muito esforço e luta suas famílias beneficamente; mas sim aproveito o ensejo também para falar sobre aquelas pessoas que neste mundo tão turbulento de hoje, constituem famílias de “enfeites” e as deixam ao relento, sendo cada vez mais individualistas e egoístas. Pois se somos responsáveis pelos nossos filhos, só o seremos se fomos verdadeiramente fies a esta responsabilidade, até que elas atinjam a idade maior e andem pelas próprias pernas... É difícil não conter minhas lágrimas diante de tal fato, pois poderia ser eu ou qualquer outro colega de 38 anos, ou poderia ser qualquer outra criança que não está na mesma idade, ou em idades subseqüentes... Sinto imensamente pela professora e também pela criança que nem adolescente ainda era... Pois trabalho com este ciclo, e volta e meia escuto críticas de próprios colegas de jornada, contra o comportamento destas pessoas que buscam um norte para se tornarem pessoas de bem e desenvolverem suas capacidades psicológicas e individuais... O que prejudica este processo a meu ver, é a forma como a educação familiar está sendo conduzida e se desencaminhou com o passar dos tempos. Fala-se em desintegração da família a torto e a direito em todos os cantos, porém nada se faz. Um plano de ação, alguma idéia, como tantas outras mirabolantes que são criadas até mesmo para coisas fúteis. Sinto tanto! Sinto pela minha profissão, sinto pela família, sinto pelo nosso país!
P.S: Não quis nem quero fazer apologias a qualquer que seja o segmento, isto é apenas um desabafo de uma professora que ama seu filho, sua profissão, como também a sua família e to0das a s outras as quais compartilha sua vida...
Nelciene Santos