Filosofia Contemporânea.

De um modo geral a Filosofia é a desbanalização do banal. Como assim? O banal é aquilo que torna rotina, torna tudo normal, sem nenhuma estranheza, nos acostumamos com aquilo diante dos nossos olhos.

A filosofia é de certa forma um ramo do conhecimento para aquele que deseja sair do escuro e viver com sabedoria, com qualidade de vida. A filosofia é algo muito presente no nosso dia a dia, só não percebemos que em todas as nossas ações um dia foi novidade, foi algo pensado e tão logo deixou de ser estranho.

Para quem vivem em grandes metrópoles na correria do dia a dia, está presente em ações corriqueiras que hora na visão de um lhe diz algo sobre aquilo e na visão de outro aquilo quer lhe dizer outra coisa totalmente diferente.

O pensamento filosófico para muitos nos dias de hoje acreditam estar longe do nosso cotidiano, acho que á um tremendo engano. Perguntei um amigo, por que é difícil algumas pessoas entenderem que a filosofia estar presente no nosso dia a dia? Ele me responde ´´ A filosofia é muito difícil de entender, por isso que ninguém ver a presença da mesma assim tão fácil``.

Vejo um, certo mal entendido, por que a filosofia está entranhada no nosso dia a dia, influencia em todos os aspectos, deles que já mais imaginamos.

Todo mundo sofrem a influencia dos pensadores filosóficos, coisas ditas por Platão no livro ´´República`` busca-se a sociedade ideal, o resultado disso é dezenas e mais dezenas de questionamentos os quais influencia estudantes, professores, responsáveis por grandes nações e até mesmo a sociedade em geral.

No nosso mundo contemporâneo começamos a olvidar questionamentos, no pragmatismo constante.

Os questionamentos contemporâneos vem á criticar as bases moral da sociedade ocidental, ações religiosas, politicas e abusos da ciência, criticam tudo, gostam mesmo de mexer, cutucar e descobrir todas as verdades sobrepostas sobre outras.

Ainda nas questões contemporâneas temos os questionamentos relativos a um fato novo, que é a relação Homem, animais e meio ambiente. Estamos no tempo do ´´ecologicamente correto`` temos que respeitar espaços antes que antes não eram discutidos, há uma nova forma de interagir com os animais, meio ambiente e novas espécies sexualmente falando, ignorados antigamente, porem nos dias de hoje estão nas frentes de serviços e mesmo da sociedade, á discriminação ainda em partes.

Temos que saber os limites da ética principalmente, já mais será aceito atitudes grotescas, pois a nossa própria sobrevivência como seres depende dessa nossa postura.

Dentro dos temas discutidos aqui um dele é a tarefa de ensinar filosofia, nesse mundo pragmático, de coisas liquidas, bens e matéria o pensamento é um produto mais complicado do que se imagina. A filosofia é bem diferente do que estamos acostumados, á liquidez palpável, a sua relação nos leva a uma contemplação e investigação. Ensinar filosofia é correr contra um tempo do nosso mundo, temos que entrar na estrada longa do pensamento, liberando assim o conhecimento para lutarmos contra esse mesmo tempo das coisas livres postas diante dos nossos olhos.

Estamos diante de um mundo que cada vez mais coloca questões para a filosofia, talvez por essa aproximação é que fica difícil a separação no nosso dia a dia.

Marcos Ribeiro de Macedo
Enviado por Marcos Ribeiro de Macedo em 08/09/2011
Código do texto: T3208812