Monografia: - Dá-me atenção, por favor, não me despreze. Sou importante para você...

“Graças a Deus!! Chegamos ao final da graduação, só falta um semestre!! Mas ainda tem a monografia...”.

É muito comum ouvir essa declaração pejorativa dos alunos. Mas por que veem a monografia como uma vilã, como algo que os prejudica? Por que após estudar durante quatro anos os alunos não conseguem separar um assunto para fazer uma revisão bibliográfica? Qual a verdadeira importância da monografia para a vida profissional do aluno? Essas questões não calam quando olhamos para esse quadro deprimente no qual o graduando é inserido.

Percebo que essa visão deturpada dos alunos de graduação em relação à monografia é por causa de falhas nas próprias instituições. Elas deveriam orientar melhor os graduandos em relação à iniciação científica. Todos os profissionais atualmente precisam ser pesquisadores. Um professor, um médico, um engenheiro ou um administrador, por exemplo, independente de fazer mestrado e doutorado, precisa estar sempre se atualizando e buscando novos métodos que satisfaçam as exigências do mercado. O ideal para que aluno construa essa consciência é proceder, como algumas instituições o fazem: começar esse trabalho desde o primeiro semestre. Dessa forma, o indivíduo será preparado e ao final do curso não se assustará quando o orientador pedir o subprojeto da monografia. Fazendo uma analogia com isso, os manuais de vendedores os orientam que antes de apresentar o produto ao comprador, deve-se colocar o contrato sobre a mesa. Do contrário, o comprador se assustará quando o for apresentado de súbito, fazendo com que mude de ideia. Assim também é a monografia, deve ser apresentada ao aluno no início do curso, porque no final pode causa-lhe uma impressão negativa.

Outra falha das instituições é em não explicar a importância da monografia para os graduandos ou em que ela será útil na vida profissional. Sabe-se que a graduação é um estudo geral acerca de uma determinada área profissional e é preciso aprender com exatidão as disciplinas para ser um bom profissional no mercado. Entretanto, não é possível concentrar a atenção em todas, nesse sentido, há sempre uma área dentro do curso que interessará mais ao aluno. Assim, ele deveria ser informado e orientado que essa escolha é importante, porque isso poderá ajudá-lo, quando for se especializar futuramente, com o intuito de melhorar seu status profissionalmente. Em contraposição, o que se vê nas faculdades são alunos mal informados a respeito disso que, por esse motivo, elaboram qualquer pesquisa. Por conseguinte, não obtém sucesso e se sentem deprimidos, porque poderiam ter feito algo melhor. Assim, dever-se observar que um princípio para a elaboração de trabalhos científicos é: estudar um assunto que goste; algo sobre o qual o pesquisador gostaria de dar uma resposta e uma contribuição à sociedade. Dessa forma, uma monografia mal elaborada acaba sendo uma perda de tempo para o aluno e para a instituição. Para o aluno, porque quando for fazer a especialização terá que elaborar outro projeto e Deus queira que não repita o mesmo erro cometido na graduação. Para a instituição, porque a monografia mal elabora vai constar o nome da faculdade e do professor orientador. Isso pode descredenciá-los perante os leitores.

Conclui-se que adquirindo a consciência sobre a importância que a monografia tem para sua vida profissional, o graduando deve cobrar maior atenção das instituições do ensino superior em relação a esse assunto, pois nisso, é seu tempo e o seu dinheiro que está em jogo.

Fique monograficamente bem!!

LeandroFreitasMenezes
Enviado por LeandroFreitasMenezes em 04/09/2011
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