A IMPORTANCIA DO BRINCAR PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA

Este texto vem mostrar, o lugar do brincar na aprendizagem durante a primeira infância, e sobre como é importante à criança aprender brincando. O Brincar é um espaço privilegiado e proporciona à criança, como sujeito, a oportunidade de viver entre o princípio do prazer e o princípio da realidade.

É enorme a importância do brincar no desenvolvimento de uma criança. Brincando a criança vai, lentamente estabelecendo vínculos, num processo de trocas com a realidade e a fantasia. Liberando o medo do novo e do desconhecido, a criança brinca com o desconhecido para torná-lo conhecido, brinca com o medo para que possa dominá-lo e estabelecer confiança.

O brincar estar-se-á fazendo uso de uma linguagem simbólica, o que se fazem retirando da realidade coisas para serem significadas em outro espaço. Quando a criança brinca, molda uma relação de imaginação e criação: Recria a realidade, Inventa o próprio tempo e espaço, podendo agir na esfera cognitiva, ela é livre para determinar suas próprias ações, é dona de seu destino, pode tomar decisões, pode comunicar-se.

Quando a criança atinge a faixa etária dos três anos, sua voz é emprestada a uma boneca para poder dialogar imaginariamente com sua "filha". E ainda brincar com um carrinho imaginando estar dirigindo um ônibus conversando com seus passageiros imaginários. Trata-se de um comportamento de grande complexidade porque a criança torna-se capaz de tomar a perspectiva de um interlocutor imaginário. Assim ao brincar pode-se construir simbolicamente e metaforicamente o mundo.

É importante destacar que enquanto a criança brinca lida com a sua sexualidade, com seus impulsos agressivos, organiza suas relações emocionais. Brincar é uma necessidade, enquanto brinca a criança tem a oportunidade de organizar seu mundo seguindo seus próprios passos, aprendendo de modo mais profundo. Nesta hora ela é livre para criar, não tem medo de errar, brinca com a possibilidade, a capacidade de lidar com símbolos, tornando-se primordial, brincar e imaginar. A construção de símbolos é fato marcante para a criança e ao fazer tal conquista, entra para um espaço social e cultural extremamente valorizado nas culturas letradas. E assim, ela vai transformando seu modo de agir e pensar, ela pode experimentar estabelecer confiança e criar o seu próprio tempo e espaço. Lembrando que toda e qualquer aprendizagem é vivenciada, registrada, guardada e memorizada pelo corpo.

Brincar é vital, primordial e essencial, pois sem a brincadeira fica tedioso o processo de aprendizagem. É necessário que a construção se faça a partir do lúdico, da imaginação, emoção, da razão e da relação do conhecimento. O brincar é um ato espontâneo e natural para a criança tanto quanto comer dormir, andar ou falar. É brincando que a criança conhece a si e ao mundo. É enorme a influência do brincar no desenvolvimento de uma criança. É no brincar que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de numa esfera visual externa.

Brincar pode ser entendido como mudança de significado, como movimento em uma linguagem, é um projeto de ação. Brincando molda-se a subjetividade do ser humano, cunha-se a realidade estabelece-se um tempo e espaço. Brincar é criar, criar uma forma não convencional de utilizar objetos materiais, idéias e imaginar. É inventar o próprio tempo e espaço, sendo livre para determinar suas próprias ações, e dona de seu destino, podendo tomar decisões e comunicar-se.

É possível através do modo como uma criança brinca estabelecer o seu modo de aprender, pode-se notar a forma como vê o mundo, percebe-se como ela utiliza a inteligência, se pode jogar ou o que quer ocultar, pode-se observar sua relação com a aprendizagem, sua capacidade de argumentar, organizar, construir e significar.

Podemos concluir que brincar é uma necessidade para a primeira infância, nesta fase ela tem a oportunidade de organizar seu mundo seguindo seus próprios passos e podendo utilizar melhor seus recursos, aprender de modo mais profundo, flexibilizar pensamentos, criar e re-criar seu tempo e espaço, consegue adaptar-se melhor às modificações na vida real. Brincando a criança tem a oportunidade de experimentar o objeto de conhecimento, explorá-lo, descobri-lo, criá-lo. Nos momentos de brincadeira a criança pode pensar livremente, pode ousar e imaginar, nesta hora é livre para criar, não tem medo de errar, brinca com a possibilidade, a capacidade de lidar com símbolos, tornando-se primordial, podendo brincar e imaginar que um pedaço de pano é o que ele quer que seja.

Bibliografia:

Universidade Norte do Paraná.

Curso Superior de Pedagogia: módulo 3. Londrina: UNOPAR,2007.176 p : il.