HOTELARIA E RECURSOS HUMANOS
Hotelaria é uma atividade impar, o ponto central são os seus recursos humanos. Você já entrou em um hotel de alto luxo totalmente vazio ? Eu já ! É simplesmente horrível.
Quem dá vida ao hotel são os seus funcionários. O empregado pode servir um café frio ao cliente, mas se ele for um garçom competente, carismático, simpático e envolvente o hóspede nem perceberá que tomou um café frio. Mas para que isso aconteça é preciso muito investimento em treinamento e desenvolvimento de pessoal. É preciso saber tratar bem os seus funcionários, caso contrário como eles poderão tratar bem os clientes se são mal tratados por chefes, gerentes ou proprietários ? Você dá aquilo que você recebe ...
Em hotelaria é impossível dois pesos e duas medidas ! Outro fator vital na área de recursos humanos é o investimento em fatores motivacionais, onde a empresa e seus líderes deixam claro aos empregados que estão ao lado deles como suportes importantes, tanto individual quanto coletivamente. Atividades sociais, reuniões motivacionais, atividades interdepartamentais, trabalhos em grupos, prêmios de reconhecimento, comemoração de aniversários, festas anuais, apoio psicológico em momentos críticos, confraternizações etc.
Em hotelaria não se vende produto algum. Vende-se sonho e expectativa, fatores puramente subjetivos ! Cada um tem sonhos e expectativas sobre alguma coisa. Nesse caso, quando o hóspede vê o seu sonho transformar-se em pesadelo, adeus, você perdeu o cliente ! E consumidor insatisfeito costuma fazer um estrago irrecuperável para a imagem do seu hotel. Lembre-se bem disso : 80% dos hóspedes descontentes não reclamam, mas também não retornam.
A bem da verdade, hotelaria tem produto sim, mas esse produto fala, ouve, pensa, age e reage. E se você, como líder ou proprietário, não souber cuidar desse produto com inteligência, sabedoria e o carinho que ele merece, não reclame dos maus resultados mais tarde, isso pode ser consequência da falta de estratégia eficaz em recursos humanos.
Agora, isso cabe somente em hotelaria ? Será ???????
Leandro Cunha