A Importância do currículo escolar como um dos fatores de maior influencia na qualidade do ensino.

O currículo escolar é um dos elementos mais importantes dentro da teoria da educação. Numa visão mais aprofundada sobre o currículo escolar é importante observar que ele reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso. O currículo deve ser encarado como elemento central do processo da educação institucionalizada.

Em quase todas as discussões que envolvam questões relacionadas à educação não se menciona o currículo escolar como elemento relevante. Só é dada alguma importância ao currículo escolar quando se discute a inserção ou a eliminação de uma disciplina em um currículo já existente. Portanto, o currículo escolar deve ser entendido como um elemento dentro da teoria da educação e merecedor de uma discussão mais aprofundada, mais séria.

Hoje existe uma grande distância entre a realidade vivida pelos alunos e os conteúdos que constituem os currículos escolares. Essa distância é ocasionada principalmente, pelo processo de globalização a que a humanidade está enfrentando nos últimos anos e pelo aparecimento de novos meios e técnicas de comunicação, que a poucos anos eram inimagináveis. Todo esse ambiente de modificações faz com que os currículos escolares reflitam uma realidade de um mundo social que não mais existe. Ate mesmo dentro da educação institucionalizada deve existir um plano bem definido para a educação e para o currículo. Esse plano deve basear-se na introdução de mecanismos de controle e regulação no interior da educação institucionalizada. Esses mecanismos de controle e regulação devem ser instrumentos a serem utilizados pela esfera da produção e do mercado, tendo como objetivo a obtenção de resultados educacionais que irão se ajustar às necessidades e especificações das empresas.

Pensando que a qualidade do ensino depende de um bom currículo e que devemos dar ênfase em fazê-lo de forma que possa estar dentro da melhor qualidade possível. Pois o currículo de hoje vai formar o profissional do amanha, e vai mostrar se realmente este profissional estará preparado para o mercado ou não.

A centralidade do conhecimento na vida social rompe com o paradigma segundo o qual a educação seria um instrumento de "conformação", do futuro profissional ao complicado mundo do trabalho׃ disciplina, obediência e respeito às regras estabelecidas, condições até então indispensáveis para a inclusão social, perdendo a importância frente aos desafios impostos pela economia globalizada, desenvolvimento tecnológico e social.

A sociedade atual, devido à revolução tecnológica e seus desdobramentos na produção e na área da informação, apresentam características que possibilitam assegurar à educação uma autonomia ainda não alcançada. Essa situação ocorre na medida em que o desenvolvimento das competências cognitivas e culturais exigidas para o pleno desenvolvimento passa a coincidir com os objetivos esperados na esfera da produção. Dessa forma o currículo escolar tende a sofrer forte influência da esfera produtiva.

Este novo modelo de currículo deve originar-se da compreensão de que, cada vez mais, as competências desejáveis ao pleno desenvolvimento humano aproximam-se das necessidades a não inserção no processo produtivo. Admitindo tal correspondência entre as competências exigidas para o exercício da cidadania e para as atividades produtivas, recoloca-se o papel da educação como elemento de desenvolvimento social. Há que se considerar a redução dos espaços para os que vão trabalhar em atividades, onde o conhecimento é o instrumento principal para os que vão continuar atuando em atividades tradicionais, é o caso mais grave para os que se encontram excluídos do mercado de trabalho. Essa exclusão poderá sofrer atenuação através da criação de currículos que privilegiem áreas que estão em crescimento no momento.

Considerando a rapidez com que as mudanças têm ocorrido ultimamente na área da produção e do conhecimento, é necessário ter a ousadia de se conceber um currículo prospectivo. Mesmo considerando os obstáculos a serem superados, que é a crescente presença da ciência e da tecnologia nas atividades produtivas e nas relações sociais. O verdadeiro currículo tem influência nos conhecimentos que as crianças têm que saber de história, geografia, literatura, matemática, etc., e em, pensar em termos, de que competências elas têm para adquiri-lo para poder compartilhar da cultura econômica, a cultura científica, a tecnológica, a audiovisual, a letrada, em nossa sociedade. Isto rompe totalmente com a forma pela qual o currículo está organizado atualmente.

O currículo escolar está limitado ao que se pode fazer dentro do horário escolar. Por isso no currículo tem de ser colocadas coisas realmente imprescindíveis e fazer uma profunda reflexão para saber o que necessariamente os alunos têm que aprender, porque se deixarem de aprender, tornar-se-ão pessoas que irão ter muitos problemas no futuro, tanto a nível de desenvolvimento pessoal, como a nível de integração social. E esta reflexão é hoje mais importante que nunca, porque nunca houve tantos conhecimentos potencialmente interessantes para colocar no currículo escolar e nunca houve currículos tão carregados como os atuais.

Como se imagina, um currículo que influencie na qualidade do ensino?

A inovação deveria ser uma das fontes do currículo e este deveria ser o suficientemente aberto para impulsionar a inovação. O que se passa é que isso se choca com as demandas de alguns professores, e em vez de currículos abertos que promovam a inovação, querem currículos fechados, dizendo o que eles têm a fazer. Um currículo que promova a inovação é um currículo aberto, que sugere mais que prescreve deixando amplas margens de liberdade para adequação e adaptação. Mas para que o professorado possa fazer isso é necessária uma formação, condições dignas, tempo para reuniões, para pensar e não estar sei lá quantas e quantas horas em sala de aula. Pode-se fazer um currículo maravilhoso que promova a inovação, e os professores rejeitarem-no, o qual se converteria em algo totalmente inservível.

Quando dizem que o importante não e o currículo, que o importante e a formação do professorado há de se perguntar: qual professorado a que se forma? Para que ensine o que? O que queira? Ou um currículo?

Os temas curriculares têm uma parte técnica e têm uma parte ideológica. A parte técnica dos temas curriculares não é complicada, está ao alcance de todo mundo e os professores a compartilham. Já a parte ideológica envolve fatores muito profundos e diversos.

Referência Bibliográfica:

SCHMIDT, Elizabeth Silveira. Currículo: uma abordagem conceitual e histórica.