O Educador e o Jurista.
A educação brasileira vive uma longa e dolorosa crise, o mundo contemporâneo, o avanço tecnológico e a falta de limites que tem esvaziado os padrões morais e éticos, comprometendo as relações sociais e educacionais.
A legislação educacional, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando e para isso se apóia num conjunto de normas, princípios, leis e regulamentos que visam sobre o Direito Educacional, que orientam os educadores para o cumprimento de suas funções.
O educador é um profissional do Magistério que nos dias atuais, não pode limitar-se a desenvolver um trabalho puramente acadêmico, a sociedade exige um novo paradigma; um indivíduo comprometido com a Legislação educacional e com a transdisciplinaridade para atender a demanda da sala de aula.
Os gestores da educação, precisam contextualizar os discursos dos juristas em relação ao Direito Educacional, procurando atualizações constantes de novas habilidades, para melhor orientarem seus funcionários, seu quadro docente e estabelecerem relação com a comunidade.
Trata-se de uma nova visão de gestão educacional que ultrapassa a Pedagogia.
O jurista é um cientista que analisa e interpreta as leis, zelando pelo cumprimento das mesmas.
Cabe a este profissional contribuir para a construção de uma teoria prática do Direito Educacional e promover um debate com os educadores e profissionais do direito, sobre a relação do Direito com a Educação.
O educador tem que garantir sua prática pedagógica em consonância com a legislação, sem perder seu dinamismo.
O objetivo deste texto é possibilitar debates sobre a prática pedagógica e a aplicação da legislação.
Irene fonseca