Crianças Sublimes.
Crianças Sublimes.
A criança na Educação é vista como parte separada do todo os professores usam conteúdos distintos enfatizando em um e outro desenvolvimento, como se fossem partes separadas de um mesmo corpo, em vez de se tratar a criança como um individuo em desenvolvimento de forma integral e integra em si mesma.
Muitos falam em Educação Infantil e Ensino Fundamental como se fossem ambos ilhas distantes que nunca se encontrassem, mas são um uma sequência do outro sem separação.
A parte desse pequeno ser em desenvolvimento que compete a Educação Infantil é a socialização, o aprendizado de viver em grupo, poder se expressar através das brincadeiras e do faz de conta onde imita o mundo que vive e imagina criando e recriando diariamente seu mundo ampliando experiencias que vivencia com seus amigos e professores, sua família e sua comunidade e ate com seu espelho.
Os conteúdos trabalhados devem introduzir a Matemática e a leitura de Histórias, o Teatro a dança os passeios e os limites claros, mostrando seu papel de criança, distinto do adulto, quando a criança quer se impôr perante os pais e professores devem estes ter sempre em mente que não são adultos em miniatura mas crianças em desenvolvimento que estão aos seus cuidados.( Ressalto isso a pais de primeira viagem e professores com pouca experiencia).
Os conteúdos da Educação Infantil são ensinar esse pequeno ser em desenvolvimento a se relacionar bem com o grupo, com a família, passando de fase em fase, no inicio disputa com mordidas depois aprende que isso é errado e começa a disputar com brigas e choro para a fase onde já expressa seus sentimentos através de palavras .
O papel do educador é mostrar que seus sentimentos são humanos, que sentir raiva é humano mas não pode bater nos amigos pois isto é errado. O educador tem sempre que ser bem claro, as regras para o grupo devem ser seguidas da mesma forma por toda equipe que interage com a criança para que esta sinta segurança e saiba distinguir mais tarde que não pode bater morder e nem fazer manha para se expressar.
As boas maneiras a mesa devem sempre ser ensinadas a criança desde bem pequenos, a educação em relação a colocarem papel no lixo, a preservação do meio ambiente
O papel da Educação Infantil é educar para a vida,respeitando os amigos, ensinar a ética, que é feio pegar e mexer nas coisas dos outros, gritar dentro de ambiente fechados salvo quando é liberado pelo professor com alguma dinâmica especifica que libere desse regra.
Ensinar que mentir é errado, roubar é errado , sujar o meio ambiente é errado.
Que certo é ser amigo ajudar os outros, saber repartir um brinquedo com o amigo, brincar juntos é um conteúdo abrangente para a vida toda.
Repartir compartilhar, ser caridoso, falar o sente se expressando de forma positiva,interagindo com o grupo com tranquilidade e expressando o que sente,através do faz de conta sua verdadeira essência vem a tona, a criança expressa o que esta dentro dela seu verdadeiro mundo, o educador deve estar atento e interpretar de forma correta o que a criança esta dizendo sem opiniões pessoais, pois cada realidade é uma realidade distinta, podendo haver erros de interpretação pois a criança se expressa de maneira espontânea. Ao fazer um relatório não julgue mas transcreva a experiencia vista.
O trabalho dos professores é de formação de caráter, enfatizar o lado positivo da criança sempre, ser amável com a criança, mas claro no que é certo ou errado no grupo evitando regras absurdas, mas regras claras tais como: Se um professor da equipe falar que não pode rasgar as decorações da parede o outro não deve fazer vistas grossas, mas reforçar sempre o bom comportamento.
Na hora de brincar sempre que possível interagir com as crianças, brincando junto.
A criança deve se sentir amada e sempre que puder dar um abraço e elogiar evitando exageros mas na hora de uma atividade olhar sempre com os olhos do coração e incentivar que esta bonito. “ A prenda a amar as crianças que cuida”.
Trabalhar com a inclusão sempre com jogos e brincadeiras onde seja criada a possibilidade da criança vivenciar situações de ser cego, mudo, trabalhar com o outro de forma humana e gentil trabalhando a empatia e a solidariedade sempre .
O Ensino Fundamental deveria privilegiar o brinquedo como forma de aprendizado e socialização , incentivar as crianças a trazerem em um dia especifico seus brinquedos e neste dia muito especial o recreio fosse ampliado.
Brincar deveria ser um conteúdo usado no Ensino Fundamental como o é na Educação Infantil como forma de Educar.
A Educação com a visão voltada para o desenvolvimento do individuo social a criação de Crianças Sublimes.