Estágio supervisionado I

FACULDADE DON DOMÊNICO

ILTON JOSÉ DA SILVA R. M.: 19588

PRÁTICA DE ENSINO I ( ESTÁGIO SUPERVISIONADO )

GUARUJÁ – SP

2011

Atividade apresentada como requisito para obtenção de créditos da disciplina de Estágio Supervisionado, sob orientação da coordenadora Claudete Davanzo Franco de Oliveira, do curso de Letras da Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico.

UNIDADE ESCOLAR ESTAGIADA:

Unidade Municipal de Ensino, MÁRIO DE OLIVEIRA MOREIRA.

Diretora:XXXXXXXXXXX. Assistente de direção: XXXXXXXXXXXX

Situada à Rua Vereador Paulo Enos, 177XXXXXXXXXXXX, CEP: XXXXXXXTel.:XXXXXXX. Escola pública municipal que oferece cursos de educação infantil e de ensino fundamental I e II.

As salas estagiadas em Língua portuguesa e Língua inglesa foram as seguintes:

• 6º A, 24 alunos;

• 6º B, 26 alunos;

• 7º A, 22 alunos;

• 7º B, 21 alunos;

• 7º C, 20 alunos.

A unidade escolar possui quadra de esportes descoberta com arquibancada, pátio coberto, sala de informática, com 10 computadores em funcionamento. Não há biblioteca. Todas as salas de aula possuem dois ventiladores fixos nas paredes e quadro negro, boa iluminação natural e artificial. Banheiro masculino e feminino, bebedouros com água filtrada e gelada, refeitório adequado à demanda dos alunos.

Não há lanchonete, no entanto, há venda de lanche as quartas-feiras e as sextas-feiras. A arrecadação é convertida em prol da A.P.M.

Salas estagiadas:

6º A

6º B,

7º A

7º B

7º C,

Professora ao chegar à sala dá um tempo para que a turma se acalme, logo após ela divide a sala em grupo para que inicie um debate sobre a ocorrência do bulliyng nas escolas. Ela divide a sala em grupos para que os alunos formulem questionamentos acerca do teme proposta, assim estes questionamentos serão norteadores para que sejam esclarecidas as várias conseqüências que o bulliyng pode acarretar.

A professora distribui um pequeno parágrafo, sobre o bulliyng, para os alunos se interarem do assunto com mais facilidade.

Os alunos demonstram que possuem um leque de opções para a definição do bulliyng, estas opções são anotadas na lousa pela professora para que entrem em discussão.

A professora age como mediadora explicando e esclarecendo as dúvidas que surgem durante o debate. Ela interage com o alunado durante todo o debate e eles demonstram ao final da aula que o tema debatido foi realmente muito bem escolhido e encaminhado.

A formação de grupos foi importante, pois assim, a professora conseguiu socializar os alunos e manter uma boa interação por parte deles

Houve uma contribuição importante dos alunos no tocante à disciplina.

A professora inicia esta aula distribuindo o livro didático aos alunos e inicia a explicação do conteúdo que será ministrado nesta aula.

Nesta aula será trabalhado “ fonemas e letras”, a professora inicia as explicações a partir do momento em que os alunos estão com os livros na página da matéria.

A disciplina em sala é muito difícil, assim a professora precisa chamar a atenção dos alunos inúmeras vezes, perdendo muito tempo devido a isso, mas tenta dar encaminhamento à aula. Ela explica bastante a matéria, mas devido a usar bem pouca a lousa para que os alunos visualizem a matéria, há uma grande dificuldade no entendimento dela.

Após as explicações a professora passa exercícios na lousa para os alunos.

Não ficou claro que nesta aula o conteúdo ministrado tem ficado óbvio para os alunos, pois devido a pouca visualização do conteúdo, ficou comprometido o aprendizado.

Nesta aula a professora retoma aula anterior e corrige, com os alunos, a texto “assalto”, que havia distribuído para que fosse feita a interpretação.

Devido não haver cooperação por parte de alguns alunos a explicação é interrompida. Alguns alunos discutem sobre os ventiladores, se devem ficar ligados ou não, a professora intervém e o assunto é resolvido.

A aula não foi produtiva, houve pouco aprendizado, pois a professora não conseguiu manter a disciplina pra ministrar a sua aula a contento.

Nova aula, velhos e maus hábitos. A professora distribui os livros para revisão do conteúdo da prova que virá na próxima aula. Não há cooperação dos alunos, assim, perde-se um tempo precioso da revisão para a prova. A aula transcorre tumultuada.

A prova é distribuída, ela é impressa em apenas uma lauda. Faz-se necessária à professora chamar a atenção por inúmeras vezes os alunos. Neste momento fica muito claro que a professora não tem domínio sobra a sala. Há a necessidade de uma mudança de postura imediatamente para que suas aulas tornem-se realmente aulas.

Nesta aula a professora trabalha os conceitos da língua ágrafa e língua gráfica. Por ser um assunto totalmente novo aos alunos, eles, em parte, cooperam e dão suas opiniões sobre o tema.

Ela explica a importância da língua ágrafa e demonstra que para haver comunicação não se faz necessário que haja escrita e dá exemplos de leituras icônicas e gestuais.

Após este assunto, a professora distribui à turma um texto para interpretação: “ A raposa e a cegonha”.

A aula foi encaminhada de forma menos conturbada que outras e os alunos demonstraram que houve um certo aprendizado do conteúdo ministrado.

Nesta aula a professora necessita chamar a atenção dos alunos logo no início. A turma não demonstra o menor respeito neste momento, o que causa um desgaste muito grande à professora. Depois de algum tempo há uma relativa cooperação, sendo assim, ela distribui material impresso para que a turma faça a interpretação do texto.

Durante a interpretação a professora atende prontamente aos alunos que a solicitam, demonstrando assim, que consegue lidar com as intempéries comportamentais dos alunos.

Esta aula não houve como avaliar o aprendizado dos alunos, porque haveria continuidade na aula posterior.

Nesta aula a professora traz à turma uma canção de “Gabriel o Pensador”, para que a turma faça a interpretação, mas infelizmente a turma não coopera.

A professora tem tentado trazer aulas interessantes, porém a turma esta totalmente consciente da falta de autoridade dela. Sendo assim, ela não consegue ministrar aulas construtivas.

Considerações gerais:

Nesta sala há uma falta de cooperação incrível, a professora não conseguiu manter a disciplina necessária em nenhuma aula, Sendo assim, o conteúdo ministrado durante as aulas foram pouco absorvidos pelos alunos.

A professora teve atitudes de interação com os alunos durante as aulas, mesmo as mais difíceis, e usou como métodos socializantes a formação de grupos para resolução dos trabalhos propostos.

Mesmo assim há necessidade de se repensar sua postura para que suas aulas sejam mais proveitosas e para que os alunos tenham respeito pela professora.

Os recursos utilizados em sala foram:

• Lousa e giz;

• Em uma aula recurso de áudio.

6º A – Professora XXXXXX: Língua inglesa.

Professora distribui matéria e manda que os alunos colem no caderno.

O material que a professora distribuiu diz respeito aos estudos das horas. Ela inicia as explicações sobre como se pronuncia as horas em inglês. A professora explica a diferença entre a pronúncia americana e britânica à turma.

Após as explicações ela manda que formem trios, pois ela fará um bingo que valerá nota.

Neste momento há uma boa interação professor aluno e o bingo transcorre bem.

A turma se mostra concentrada no bingo, pois é uma oportunidade de sair da mesmice das aulas.

Infelizmente ao final do bingo quando um trio gritou bingo, todos os outros também gritaram, causando assim um grande tumulto, por isso a professora não deu nota a ninguém devido a bagunça e colocou na lousa exercícios sobre o conteúdo ministrado para que a turma completasse as lacunas.

Nesta aula a professora retoma a aula anterior para corrigir os exercícios sobre as horas em inglês. Mas antes disto se faz necessário que se troque alguns alunos de lugar, aqui a professora começa a utiliza o mapa de classe, pois já não havia outra saída.

Os alunos vão à lousa fazer os exercícios e a professora aponta se está certo ou não. Alguns alunos circulam pela sala. Está difícil manter a disciplina.

Professora faz também revisão acerca do verbo To Be, atendendo prontamente aos alunos que a solicitam, logo após faz a revisão na lousa com a participação dos alunos.

Apesar das indisciplinas houve uma boa interação da professora com os alunos.

Considerações gerais:

Nesta sala a professora consegue certo domínio sobre os alunos, mas há bastante indisciplina também.

A professora tem uma boa interação com os alunos, mesmo sabendo que há muita falta de cooperação. Ela demonstra que precisa mudar sua postura para “ganhar” a turma.

Usa o método de formação de grupos como forma socializante de trabalho.

O recurso utilizado em sala foi:

Lousa e giz.

6º B – Professora XXXXXXX: Língua portuguesa.

A aula é iniciada e a professora aguarda que a turma se acomode em seu lugares, logo após isto ocorrer a professora anuncia que a aula se ministrada em forma de debate e coloca o assunto à turma. O debate será sobre bulliyng.

Professora pergunta à turma sobre as definições de bulliyng e a turma vai expondo seus pensamentos sobre o tema. A professora coloca na lousa para posterior esclarecimento.

Há inúmeros comentários pertinentes acerco do bulliyng feitos pela turma.

A professora faz a mediação do debate esclarecendo as dúvidas e dando novos conceitos, esta aula é bastante dialógica e horizontalizada, o que traz um ganho imenso à turma. O tema ganhou importância maior, pois houve um caso de bulliyng na escola no dia anterior, deste modo veio em boa hora o debate.

Esta aula foi bastante produtiva, pois houve um grande interesse por parte da turma e consequentemente uma boa interação professora-aluno em sala.

Houve um bom aprendizado da turma em relação ao conteúdo ministrado.

Esta nova aula se inicia com a distribuição de texto sobre bulliyng, para que a turma continue a aula anterior com uma produção de texto acerca do tema. A professora distribui a turma em grupos para que produza os textos e os apresentem à sala.

Os alunos apresentam seus trabalhos à sala.

Todos os grupos foram bem na apresentação, demonstrando que as aulas anteriores contribuíram bem para o aprendizado da matéria proposta.

Professora inicia a aula conversando com os alunos sobre o tema da aula. Ela vai trabalhar os fonemas “s” e “z”, por meio de recortes de revistas que distribuirá a eles.

Deverão retirar das revistas dez palavras que contenham os fonemas citados para que possam estudá-los e posteriormente as dúvidas serão dirimidas.

A professora orienta prontamente os alunos que a chamam. Alguns alunos distraem-se com algumas figuras das revistas.

Cabe aqui uma crítica:

As revistas ou materiais paradidáticos devem ser selecionados de forma criteriosa, pois o material que contém figuras de ídolos juvenis ou mulheres com roupas íntimas ( descontextualizadas com o tema da aula) acabam por dispersar a atenção da turma prejudicando o aprendizado dela.

Por fim, a aula foi de bom proveito e demonstrou que apesar de critério na escolha do material paradidático não ter sedo rigoroso a turma obteve um bom aprendizado com o tema.

Esta aula é iniciada com a distribuição dos livros didática à turma. A professora ensinará aos alunos a identificar os dígrafos.

A professora pede aos alunos que leiam os exercícios do livro em voz alta. Durante a leitura ela faz interrupções e explica o que o livro está propondo, porem a professora utiliza muito pouco a lousa, isso pode causar uma maior dificuldade de aprendizado à turma, pois a visualização do conteúdo estudado se faz imprescindível para um melhor aprendizado.

Em alguns momentos a turma não colabora com a professora, ficando difícil explicar o conteúdo.

Depois das explicações os alunos passam a fazer os exercícios do livro, a professorar atende prontamente aos alunos que a solicitam. Mesmo com poucos exemplos na lousa o conteúdo ministrado parece de sido apreendido satisfatoriamente.

Dia de prova, a professora espera que a turma se acalme, este é um trabalho de Sísifo.

Quando há alguma contribuição ela distribui as provas, mesmo assim a cooperação é bem pouca acarretando em muita reclamação e pouca preocupação com a prova.

Faz-se necessária que a professora adote uma abordagem tradicionalista, mas mesmo assim há ameaça de quebra de face de ambos os lados.

Professora inicia a aula distribuindo as provas da aula anterior. Os alunos não cooperam. A indisciplina é tanta que houve necessidade de mandar dois alunos à diretoria.

Anteriormente a esta atitude a professora tentou inúmeras vezes conversar com os alunos, mas estes não a levaram a sério.

Após este fato, a professora inicia a correção das provas junto à turma.

A correção transcorre com comportamento adequado da turma, sendo possível a conclusão da correção da prova.

Considerações gerais:

A professora demonstra pouco domínio da turma, porém está sempre evidenciando querer conquistá-la.

Ela utiliza como método socializante a formação de grupos para que os alunos mantenham um relacionamento interpessoal de respeito e estudo. Apesar de haver uma grande dificuldade disciplinar a professora sempre manteve uma interação com os alunos adequada, demonstrando assim seu profissionalismo.

6º B – Professora XXXXXXXXX: Língua inglesa.

Professora inicia a aula de forma interessante, usando a interdisciplinaridade com a matemática para ensinar seus alunos a escreverem em inglês. Ela coloca as operações matemáticas na lousa e explica como deverão ser resolvidos os problemas.

As quatro operações serão resolvidas e o resultado será escrito por extenso no caderno e a correção será feita na lousa. Esta forma de ensino foi bastante proveitosa, pois os alunos demonstraram que houve uma grande contribuição para seu aprendizado esta forma de trabalho interdisciplinar.

Considerações gerais:

Nesta sala acompanhei apenas uma aula, ficando difícil a análise do andamento dela, mas nesta aula pude para perceber que a professora teve um bom método de ensino e uma boa interação com os alunos.

Recurso utilizado em sala:

• Lousa e giz;

7º ano A – Professora XXXXX: Língua portuguesa

A professora tem por hábito retomar a aula anterior. Atitude esta que facilita a aprendizagem da turma, pois se pode relembrar o conteúdo ministrado e dar início às novas matérias do dia.

A professora tem por objetivo que os alunos possam ter um bom entendimento do conteúdo ministrado durante as aulas.

A disciplina na sal é o que podemos classificar adequada para um bom entendimento das matérias ministradas, pois há uma boa interação professora-aluno, o que facilita a ela ministrar suas aulas com tranquilidade. Como conseqüência nota-se um bom entendimento da turma em relação ao conteúdo ministrado em sala.

Devido ao fato da professora possuir uma boa interação com os alunos, há uma boa contribuição no que tange a aplicação do seu método de ensino. Ela utiliza como método individualizante o atendimento aos alunos assim que solicitada. Também procura socializar a turma formando grupos heterogêneos para que a turma mantenha uma interação interpessoal maior e não fiquem fechados em grupos na sala.

Durante as aulas a professora utilizou para ministras suas aulas, os seguintes recursos:

Lousa e giz;

Data-show;

Aparelho de som.

A aula é iniciada com a leitura do livro “Coisas de índio”, cada aluno lê uma parte do livro que está sendo projetado por meio do data-show, os alunos fazem questão de ler o livro, após a leitura de cada tópico do livro a professora orienta que eles façam um breve resumo do que foi lido.

A professora explica aos alunos as questões que se tornam mais difíceis de serem entendidas, desta forma facilita aos alunos a formulação de seus resumos.

A aula foi bastante tranqüila e proveitosa sem problemas e ficou claro que o conteúdo foi absorvido de forma bem agradável.

Professora informa à turma que nesta aula será apresentado o filme “Tainá 2” e que após assistirem ao filme será necessário redigirem um resumo do filme que deverá conter 4 parágrafos com um máximo de 24 linhas em todo o texto.

O filme foi apresentado em televisão e aparelho de DVD.

O objetivo da professora em apresentar o filme à turma foi para que eles tivessem contato com a maneira que os índios vivem, fazendo também uma comparação com o livro que estão estudando nas aulas anteriores.

Professora inicia esta aula informando aos alunos que dividirá a turma em grupo de quatro alunos cada, a professora que escolherá os grupos, esta atitude ajuda na socialização da turma. Os grupos farão uma pesquisa sobre os índios no livro “Coisas de índio” ou em sites oficiais, como: museus e universidade.

A apresentação deverá ser com a utilização de data-show e oral e deverá ter, necessariamente ficha par acompanhamento dos assuntos expostos pelo grupo.

A professora dá a oportunidade dos alunos começarem a elaborar a apresentação em sala de aula. Os alunos se mobilizam em sues grupos e iniciam suas pesquisas.

Nesta aula os grupos se apresentam diante da sala com apoio do data-show e ficha de apoio para que fizessem uma apresentação sem maiores dificuldades. Após a apresentação de todos, a professora teceu comentários acerca das apresentações, fez criticas a todos, essas crítica foram para que melhorassem as próximas apresentações.

Na avaliação dos grupos ela colocou as nota de cada grupo na lousa e orientou aos alunos a dividirem as notas entre si, decidindo assim, a nota de cada um por merecimento no trabalho apresentado.

No geral a turma teve dificuldades na apresentação, pois é uma atividade nova que deve ser trabalhada de forma mais intensa e constante, para que adquiram o hábito da apresentação em público.

Esta aula a professora inicia distribuindo os livros didáticos para que os alunos acompanhem as explicações que ela dará acerca de substantivos e suas classificações e a revisão de pronomes ministrados em aula anterior.

A professora utiliza bem a lousa para ensinar aos alunos a matéria proposta, há um bom acompanhamento e entendimento da aula.

Os alunos demonstram que estão entendendo a matéria, pois há uma contribuição entre eles na correção dos exercícios propostos pela professora.

Ficou bem notório que houve um bom entendimento da matéria ministrada e uma boa interação professor-aluno, contribuindo no aprendizado.

Professora utiliza o livro didático para dar início a esta aula. Nesta aula serão trabalhados os artigo definido e indefinidos.

A professora utilizou a aula de forma inteligente encaminhando os alunos a entenderem os artigos por meio de aproximação nas explicações até que eles mesmos pudessem chegar ao entendimento. A professora não deixou de apoiá-los em suas dúvidas e desta forma o aprendizado tornou-se muito agradável e de forma que os alunos chegassem a conclusão que aprender pode ser uma aventura de busca e encontro de soluções.

A aula foi bastante interessante e de uma dialogicidade ímpar.

Considerações gerais:

A professora tem um grande domínio da turma, possui uma forma particular de tê-lo sob seu domínio, pois tem uma boa interação com ela. Isto contribui baste na facilidade para ministra suas aulas e conseguir com que os alunos aprendam e se interessem pela aula.

7º ano A – Professora XXXXXX: Língua inglesa

Professora espera a turma se acomodar em seus lugares, logo em seguida coloca a lição na lousa, a turma copia.

Ela explica a matéria e dirime as dúvidas que surgem. É utilizado recurso de áudio para que os alunos possam identificar as palavra e sublinharem em seus cadernos.

Matéria desta aula:

Listen, match na complete;

Translation;

Match “T” for true sentences.

Os alunos fazem suas lições, a professora os atente assim que solicitada.

Alunos colocam a tradução na lousa e as respostas dos outros exercícios. Após esses exercícios a professora ensina os verbos To Be, To have, to can e ao final da aula vista os cadernos.

A aula transcorreu tranquilamente e parece ter havido um bom entendimento por parte das turma.

Considerações gerais:

Apesar de ter assistido apenas a uma aula de inglês desta sala, fiquei com uma impressão muito boa do modo como a professora deu encaminhamento às matérias ministradas.

7º ano B – Professora XXXXXX: Língua portuguesa.

Professora inicia a aula distribuindo textos aos alunos, retirados do livro “Coisas de índio”, após a distribuição dos textos a professora explica à turma o que deverão desenvolver.

Os textos deverão ser lidos e criados um pequeno resumo acerca do conteúdo dele.

A professora atente a turma prontamente quando solicitada, ela tem um bom domínio da turma e uma interação bastante interessante, pois consegue interagir, mostrando que tem o domínio dela ser haver necessidade de ser autoritária. Após os resumos os textos são lidos, a professora não admite que os colegas façam desfeita da interpretação dos textos dos colegas.

A aula foi bastante tranqüila e produtiva, demonstrando que houve, por parte da turma, um aprendizado muito bom no que tange interpretação textual, e entendimento de como fazê-lo.

Nesta aula houve necessidade que uma professora eventual ministrar a aula, devido a professora titular precisar participar de uma reunião de última hora.

A turma não cooperou com ela, sendo assim houve um comportamento que não acontece com a professora titular.

Desta forma, tumultuada, a professora passou a lição na lousa. Poema de Cecília Meireles para a turma copiar.

Logo após copiarem, a professora distribuiu à turma uma folha de papel sulfite para que ela desenhasse que imagem o poema deixou em suas mentes.

A aula foi tumultuada, mas o conteúdo foi ministrado e copiado pela turma.

Professora retoma aula que havia ministrado utilizando o livro “Coisas de índio”.

Ela usou data-show para que facilitasse a leitura da turma. Cada aluno fez a leitura de um tópico do livro. Após a leitura de cada tópico, ela orientou para que eles fizessem um resumo de um pequeno parágrafo sobre a leitura.

Desta forma a aula foi ministrada tranquilamente sem nenhum problema de indisciplina e com um notório entendimento do conteúdo proposto.

A professora inicia esta aula propondo que os alunos criem história baseadas em nomes indígenas. Ela libera os alunos para que eles possam ir à sala de informática para que descubram como se escreve o nome que escolheram para suas histórias.

Na segunda aula ela pede para que os alunos leiam suas histórias e os orienta no ponto em que há necessidade de sua intervenção.

Esta aula foi bastante produtiva e demonstrou que uma turma bem orientada é capaz de render bons frutos em sala de aula.

A professora inicia esta aula dispondo a sala em forma de “U” para que se facilite a leitura do conto “Como nasceram as estrelas”, a leitura i iniciada pela professora e dá-se seguimento pela turma, inclusive eu, que estava assistindo a aula fui convidado a participar da leitura, o que me foi bastante agradável poder interagir com a turma.

Após a leitura a professora divide a sala em grupos, para posterior apresentação acerca do conto, a professora que escolhe os grupos, mas não sem protestos da turma. Esta forma de proceder tem a intenção de promover a socialização da turma, pois se criando grupos heterogêneos, contribui para que a turma tenha uma interação mais universal com seus colegas.

A professora orienta seus alunos como montarem a apresentação. Esta deverá ser em 10 minutos e será usado o data-show como apoio da apresentação.

A professora inicia esta aula distribuindo o livro didático à turma para que sejam copiados os exercícios no caderno.

Esta aula terá áudio para que a turma possa ouvir e localizar as palavras no caderno.

Este procedimento visa ajudar aos alunos na correta pronúncia das palavras e uma evolução do vocabulário.

A aula foi de bom proveito, a turma demonstrou facilidade para localizar as palavras. A aula foi bastante tranqüila e produtiva.

Considerações gerais:

Assiste a poucas aulas, porém foi possível notar que a turma tem poucas dificuldades para aprender e a professora tem um grande domínio da turma e do conteúdo ministrado, o que facilita o aprendizado da turma.

7º ano C – Professora XXXXXXXX: Língua portuguesa.

A professora ao chega à sala logo organiza o mapa de sala, pois conhece seus alunos, sendo assim esta atitude se faz necessária.

Ela distribui impresso com um breve resumo do livro “Coisas de índio” com exercícios a serem completados. A professora vai usar o método da leitura repetitiva para que os alunos possam completar os espaços que há na folha que foi distribuída.

Alguns alunos não cooperam então a professora precisa chamar a atenção deles. Apesar de alguns problemas a professora conseguiu atingir o seu propósito que era de finalizar o exercício proposto.

Nesta aula a professora distribui à turma material impresso que foi retirado do livro didático “A reportagem num primeiro olhar”.

A professora coloca algumas questões acerca da reportagem para que os alunos respondam. Ela os orienta como deverão ser respondidas as questões. A professora explica enquanto alguns alunos continuam conversando aí, é preciso chamá-los a atenção.

Ela lê o texto para facilitar e orientar os alunos. Ao final da aula o resultado foi satisfatório e houve um bom entendimento por parte da turma.

Professora trabalha nesta aula a temática indígena, ela utiliza a canção “todo dia era dia de índio”. Ela discute com a turma a situação dos índios hoje e fala acerca dos filmes produzidos no Brasil.

Corrige exercícios da aula anterior na lousa com a participação da turma e entrega, após a correção, exercícios impressos em uma lauda para que a turma responda, será usado para resposta das questões o livro “Coisas de índio”.

Considerações gerais:

Apesar de ser uma turma difícil em alguns momentos a professora demonstrou habilidade para lidar com situações adversas e ministra suas aulas da melhor maneira possível.

7º ano C – Professora XXXXXXX: Língua inglesa

Professora distribui material impresso aos alunos. Será ministrada a matéria: there is, there are, there isn’t e there aren’t.

Será efetuada a tradução de textos dando especial a tenção aos verbos citados acima. A professora lê os textos para facilitar o entendimento da turma.

Houve depois de alguns momentos a necessidade da professora reforçar aos alunos que eles devem permanecer em seus lugares conforme está determinado no mapa de sala.

Apesar dos transtornos a professora consegue, usando sua autoridade, ministrar sua aula.

Não ficou claro se a maioria da turma absorveu o conteúdo da ministrado.

Professora distribui, nesta aula, material impresso à turma e explica como deverá ser feito o exercício proposto, a turma não está cooperando, por isso, ela tem a necessidade de chamar-lhes a atenção.

Ela explica como deverá ser respondido o exercício. A professora atende prontamente quando solicitada pela turma, dando apoio para que possam elucidar as questões.

Esta aula foi realmente difícil para a professora, pois houve um grande desgaste e não houve o rendimento esperado.

Considerações gerais:

Assisti a poucas aulas desta professora, porém foi possível notar que esta turma é bastante agitada.

Sendo assim a professora sofre um grande desgaste, mas não deixa de ministrar o conteúdo da aula. Mas tristemente não consegue alcançar o resultado esperado.

Referência bibliográfica:

TERRA, Ernani e Floriana Toscano Cavallete. Projeto Radix – raiz do conhecimento. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2011.

MUNDURUKU, Daniel. Coisas de índio. 1ª ed. Brasil: Callis, 2003.

SANTOS, Denise, Amadeu Marques. Links: English for teens. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011 – 2013.

Durante o período em que estagiei, as professoras afirmaram que pretendem trabalhar com revistas diversas e com o apoio da internet para poderem dar mais riqueza às aulas.

TERRA, Ernani, Floriana Toscana Cavallete. Projeto radix – raiz do conhecimento. 6º ano 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2009.

SANTOS, Denise e Amadeu Marques. English for teens. 6º ano. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011.

Durante o período em que acompanhei as aulas, do 6º ano, a professora utilizou, lousa e giz, data-show e aparelho de som. Como material paradidático, diversas revistas como: Nova, Contigo, Capricho e outras mais. Ela afirmou que estas revistas servem para que os alunos estejam situados nos acontecimentos do dia a dia e que isto facilita os trabalhos em sala. E também informou que utilizaria durante o ano letivo estes mesmos recursos aliados a materiais retirado da internet.

UNIDADE ESCOLAR ESTAGIADA:

Unidade Municipal de Ensino, XXXXXXXXX

Diretor: XXXXXXXXXXXXXXX

Situada à RuaXXXXXXXXXXX, XXXX – XXXXX – Cubatão/SP, CEP: 11520-060, Tel.:XXXXXXXXXX Escola pública municipal que oferece cursos de ensino fundamental I e II e EJA.

As salas estagiadas em Língua portuguesa e Língua inglesa foram as seguintes:

• 6º B 1, 35 alunos;

• 6º B 2, 33 alunos;

• 6º B 3, 34 alunos;

• 6º B 4, 35 alunos;

• 6º B 5, 33 alunos;

• 7º B 3, 35 alunos;

• 7º B 4, 34 alunos;

• 7º B 6, 35 alunos;

• 7º B 7. 33 alunos

A unidade de ensino possui quadra de esportes ampla e coberta, pátio coberto e descoberto, sala de informática, com 17 computadores em funcionamento, sala de vídeo e sala de leitura. Há uma ampla biblioteca na unidade.

Todas as salas possuem dois ventiladores e dois quadros negros, boa iluminação natural e artificial. Banheiro masculino e feminino, bebedouros com água filtrada e gelada, refeitório adequado à demanda dos alunos.

Há uma lanchonete de pequeno porte.

O professor tem o hábito de retomar as aulas, isto ajuda os alunos a relembrarem a matéria e facilita a compreensão da seguinte.

O objetivo claro do professor em sala é que seus alunos compreendam a matéria ministrada.

A disciplina em sala é muito boa, o professor tem o respeito da turma e a respeita da mesma forma, mantendo-se assim uma interação professor-aluno muito boa, sendo assim, a assimilação das matérias tem um grande ganho por parte dos alunos.

Como o professor mantém uma boa relação com os alunos, isto facilita uma boa aprendizagem. O professor atende aos alunos prontamente, demonstrando uma boa técnica individualizante e faz das formações de grupos um bom momento para socializar a turma. As provas são todas impressas e não ultrapassam duas laudas.

Professor recebe trabalhos sobre “Poemas concretos”, ele os corrige e dá nova chance aos alunos que não acertara a refazerem e aos que não fizeram dá novo prazo para entrega. Nestes casos o professor combinou com a turma, e foi aceito, que na entrega dos trabalhos a nota será um pouco menos. Esta atitude é bastante coerente, pois privilegia quem fez o trabalho e dá nova chance aos que não fizeram.

Ele orienta aos alunos a pesquisarem na internet sobre os poemas concretos.

O professor tem um bom domínio da turma, gerando assim, uma boa contribuição para o aprendizado dela.

Nesta aula o professor retoma os estudos sobre “Poemas concretos”, mas desta vez na sala de informática, ele preparou material de pesquisa para que os alunos utilizem para elucidação do tema.

Ele orienta, sem deixar de atender a ninguém, prontamente a todos que o solicitam acerca dos poemas.

Esta aula foi extremamente interessante, porque os alunos, por estarem na sala de informática, demonstraram um grande interesse e desenvolveram muito bem o conteúdo proposto.

Demonstrando, assim, que quando se prepara bem uma aula e bem fácil que os alunos a recebam com interesse.

Considerações gerais:

Apesar de ter acompanhado apenas duas aulas desta sala, foi muito interessante notar a dedicação do professor e o interesse da turma pela aula.

Demonstrando que para se obter resultados em sala é necessário criatividade e dedicação.

6º B2 – Professor XXXXXXX: Língua portuguesa.

Nesta sala o professor está substituindo a professora titular que está de licença. Ele conversa com a turma acerca de indisciplinas que estão acontecendo com muito intensidade e os orienta a mudarem de postura, pois poderão se prejudicarem com tais atitudes.

Ele recolhe os trabalhos acerca de “Poemas concretos” e age da mesma forma com que agiu no 6ºB1, dando as mesmas oportunidades relacionadas ao trabalho.

Devido à conversa com a turma a aula ficou prejudicada e um pouco tensa, por isso não houve um bom rendimento no aprendizado.

Professor dá início à correção dos exercícios dos poemas concretos na lousa. Ele elogia os alunos por terem criados bons poemas e convida alguns alunos a lerem suas produções, no que é atendido. Após estas correções ele dá início ao estudo dos substantivos concretos e abstratos, utiliza bem a lousa para os exemplos e deixa como “lição de casa” exercícios do livro didático sobre o tema.

A aula transcorreu tranquilamente e houve um bom entendimento do conteúdo ministrado.

Professor inicia a aula vistando o caderno da turma. Logo em seguida retoma a aula anterior e continua as explicações acerca dos substantivos, usa a lousa para explicar como se localiza tais substantivos.

Houve necessidade de o professor interromper a aula para chamar a atenção de aluno que esticou a perna ao uma aluna passar. O professor foi bastante incisivo em suas críticas, em seguida dá continuidade à aula finalizando o tem substantivo.

Esta aula foi tensa em alguns momentos, mas pareceu, mesmo assim, ter sido produtiva no que tange o aprendizado.

Professor dá início a esta aula explicando o conteúdo da prova. Logo após utiliza a lousa para explicar sobre substantivo derivado e distribui folha de papel almaço para que seja copiada a lição nela e resolvido e exercício que será para nota. Há na sala uma aluna que causa, alguns problemas constantemente, o professor é obrigado a chamar-lhe a atenção para que se possa continuar ministrando sua aula.

Novamente a turma dá trabalho ao professor e a aula fica bem prejudicada.

Considerações gerais:

Nesta sala o professor tem grandes dificuldades em ministrar suas aulas devido à indisciplina, mas não desiste da aula e acaba por fim conseguindo obter resultados satisfatórios, mesmo que tenha que se desgastar bastante para consegui-lo.

6º B 2 – Professora XXXX: Língua inglesa.

Professora retoma a aula anterior, atitude esta notada nos outros professores, para que os alunos relembrem a matéria ministrada.

Com esta atitude ela objetiva facilitar o aprendizado da turma.

A disciplina nesta sala é um pouco complicada, pois a professora necessita chamar a atenção de alguns alunos, no entanto, consegue após isto, um bom domínio da turma. E acaba por fim, conseguido que a turma assimile a matéria.

A interação professora-aluno é relativamente boa e isto contribui na aprendizagem do conteúdo ministrado. Como método individualizante utiliza o atendimento a todos, assim que solicitada e forma grupos para que haja uma socialização da turma.

A professora orienta seus alunos a fazerem exercícios do livro didático e fornece informações acerca da matéria que cairá na prova.

Ela foi a adiantar aula em outra sala, por isso houve uma grande agitação durante sua ausência. Ao voltar à sala corrigiu os exercícios com os alunos. O exercício foi de tradução de texto.

Em outra aula a professora distribui dicionário à turma para apoiar no exercício do livro didático. Ela explica como se usa o dicionário.

Há uma aluna na sala que causa transtorno em todas as aulas que presenciei, inclusive de outro professor, é bastante difícil que esta aluna fique tranqüila na sala.

A professora esclarece as dúvidas que os alunos têm sobre a matéria de forma bem prestativa.

Considerações gerais:

Esta sala é realmente difícil para os professores, por isso é difícil falar sobre o aproveitamento da turma, mas também há muitos alunos tranqüilos e comprometidos em sala que obtém um bom aprendizado.

6º B 3 – Professor XXXXXXX: Língua portuguesa.

Como nos outros sextos anos o professor dá nova chance para os alunos que não entregaram os trabalhos, entregarem. Porém haverá um pequeno decréscimo na nota, mantendo assim a equidade entre as salas que ministra aulas.

Professor passa os exercícios na lousa sobre substantivos próprios e comuns, explica a matéria e entrega folha de papel almaço para que os alunos façam os exercícios para nota.

Ele atende prontamente aos alunos que têm dúvidas acerca da matéria e re-explica a matéria quantas vezes forem necessárias.

A aula transcorreu com bastante tranquilidade, e os alunos foram ao professor dirimir as dúvidas e assim foi feito

Nesta aula o professor distribui texto (com os parágrafos embaralhados para que possam organizá-lo), depois de organizado eles deverão criar novos textos, pautando-se pelo que foi lido.

Depois de escreverem os textos alguns alunos foram escolhidos para lerem os textos. Esta aula foi bastante produtiva, porque foram construídos textos e lidos em sala, ficou claro que este tipo de exercício cria no aluno o hábito da escrita que é tão importante para que possam se expressar por meio das letras.

Considerações gerais:

O professor tem um bom domínio da sala e uma interação muito boa com seus alunos. Apesar de ter assistido a poucas aulas, foi possível notar um bom encaminhamento do aprendizado das matérias por parte dos alunos.

6º B 4 – Professora XXXXXXX: Língua portuguesa.

Professora aguarda os alunos sentarem em seus lugares e dá início à aula com apoio do livro didático.

A matéria e interpretação de texto. O texto é: Bisabia bisavó, eles deverão responder às questões propostas no livro.

A professora atende e elucida as dúvidas da turma prontamente.

Após a interpretação ela corrige as questões com participação intensa da turma, a professora demonstra uma garante interação com a turma, isto facilita tanto seu trabalho como o aprendizado da turma.

A aula foi bastante produtiva.

Em outra aula a professora corrige exercícios do livro didático que foi dado em aula anterior. Notei que a turma teve um aproveitamento da matéria muito bom do conteúdo estudado.

Consideração geral:

A professora possui uma interação muito boa com os alunos o que acarreta em um bom aprendizado de forma tranqüila e satisfatória.

6º B 5 – Professor Gildemar: Língua inglesa.

Este como os outros professores também tem o hábito de retomar a aula para que os alunos se localizem na matéria que será ministrada.

O professor tem o objetivo que suas aulas sejam agradáveis e que produzam bons resultados.

A disciplina em sala é realmente adequada, pois os alunos respeitam o professor e prestam bastante atenção às suas explicações, conseqüência de uma boa interação professor aluno mantida em sala de aula. Ele utiliza como método individualizante o atendimento a todos os alunos que o solicitam e procura socializar a turma por meio de formação de grupos.

Como há uma boa interação com os alunos o professor consegue manter uma boa qualidade com seu método de ensino.

O recurso para utilizado para ministrar suas aulas foi apenas lousa e giz.

O professor inicia sua aula passando lição na lousa enquanto os alunos se localizam em seus lugares.

Após se localizarem, o professor os cumprimenta e retoma a aula anterior para somente começar o conteúdo de hoje. Ele orienta aos alunos que abram seus livros, o professor lê a matéria em inglês e pede que os alunos os façam também.

Professor utiliza bastante a lousa para explicar a matéria e dirimir as dúvidas da turma.

Professor orienta que façam os exercícios e os atende sempre que solicitado

A aula transcorreu muito tranquila, consequência esta do bom domínio da sala pelo professor.

Esta aula é iniciada com a retomada da matéria anterior e logo após dá inicia a matéria do dia com o livro didático.

O professor explica o conteúdo na lousa e comete um erro, é corrigido, para e agradece ao aluno e diz que eles são seus corretores e explica que todas as pessoas erram e que devem ter a humildade de reconhecer seus erros.

Professor faz uma conversação em inglês e orienta os alunos que têm dúvidas ou vergonha de pronunciar a palavra.

A aula transcorreu muito bem com um bom aprendizado por parte da turma, o que prova que o professor está no caminho certo de seus ensinamentos.

Considerações gerais:

O professor tem domínio total da sala e o respeito e o carinho da turma, o que retribui da mesma forma.

Suas aulas são bastante produtivas e os alunos têm um bom aprendizado do conteúdo ministrado.

7º B 3 – Professor XXXX: Língua portuguesa:

Este professor tem o hábito de esperar todos os alunos entrarem na sala e se acomodarem para iniciar a aula, ele retoma a aula anterior para que os alunos relembrem o conteúdo estudado.

Ele sempre objetiva que os alunos possam assimilar as matérias de forma tranquila, mas sem adiamentos da aula.

A disciplina em sala de aula é muito boa, quando há ruídos em sala é com anuência do próprio professor que utiliza a negociação para que sua aula sempre transcorra de forma que não prejudique o ensinamento dos conteúdos ministrados.

O professor mantém uma boa interação com os alunos, o que reflete no aprendizado da turma.

Sua metodologia de ensino individualizante é de atender a todos a que solicitado e para socializar a turma ele monta grupos com alunos escolhidos por ele e de forma a privilegiar componentes heterogêneos, assim a interação com os alunos tende a crescer devido a proximidade de uns com os outros.

Professor utiliza o mapa de sala para organizar os alunos em suas carteiras, esta atitude se faz necessária devido a ter havido indisciplina em aulas anteriores. O professor conversa com a turma sobre a prova, explica como será e a distribui. Os alunos terão uma prova bastante extensa para resolverem - 3 laudas - os alunos conseguem fazer a prova em tempo hábil, isto significa que o professor tem total domínio do que os alunos aprenderam em sala de aula. Como é de se esperar a aula foi tranquila, como se deve ser em dia de prova.

O professor conversa com os alunos que faltaram na prova. Ele ministrará a prova a eles.

O restante da turma fará interpretação de texto do livro didático. A turma se comporta muito bem, isso é importante porque há alunos fazendo prova.

Nesta aula o professor utiliza o livro didático e manda que os alunos copiem a lição no caderno.

Ele encaminha um aluno à diretoria, pois ele insistia em ouvir música na sala. Houve necessidade do professor se ausentar aí, os alunos dispersaram e não se ocuparam da lição, voltando à calma quando o professor voltou à sal.

A aula foi improdutiva devido às ocorrências citadas acima.

Consideração geral:

O professor tem um domínio muito bom de seus alunos, e quando isto não acontece ele encontra métodos para que os alunos mudem suas posturas e voltem à disciplina necessária para que haja um aprendizado adequado.

7º B 4 – Professor XXXXX: Língua portuguesa.

O professor inicia a aula explicando aos alunos que será criado grupos na sala que ele irá escolher os componentes. Ele começa e há alguns protestos, devido ele separar alguns alunos inseparáveis, mas é logo resolvido, outro detalhe importante é que os grupos terão local fixo na sala, ou seja, mapa de sala para os grupos. Após a formação ele distribui gramáticas à turma para que trabalhem em grupos, os componentes deverão conversar, mas em tom que não atrapalhe os outros grupos.

A proposta foi bastante interessante porque assim haverá uma boa socialização dos alunos em sala e automaticamente uma cobrança dos alunos de uns com os outros.

Nesta aula o professor trabalhará com a turma interpretação textual parte integrante do livro didático, ele orienta os alunos sobre uma boa interpretação.

Ele diz a turma que é muito importante entender a mensagem que os texto quer passar nas “entrelinhas” e não somente no que está escrito visivelmente.

Há uma aluna na sala que é bastante dispersa, ela não faz a lição, apenas brinca com dois copos de plástico todo o tempo.

O professor vai a te ela e tenta negociar da seguinte forma: se ele conseguiu fazer com os copos o que ela faz, ela fará a lição. A aluna concorda o professor tenta e consegue.

A aluna a partir daí, faz a lição durante todo o restante da aula. O professor conseguiu entrar no mundo dela e conquistá-la.

Considerações gerais:

O professor tem um grande conhecimento da turma, sendo assim consegui aplicar seus meios de persuasão sem ter problema para convencê-los.

Sua forma de trabalho é bem peculiar porque ele tem uma interação muito boa com os alunos, refletindo assim, no domínio e o respeito que tem por parte da turma.

7º B 6 – Professor XXXXXXX: Língua inglesa.

O professor ministrará prova nesta aula, ele orienta como deverá ser feita. Ela poderá ser feita com consulta ao livro didático ou ao caderno.

Em um dado momento o professor encaminhou uma aluna com necessidade especial à coordenação, pois alguém a irritou e ela começou a chorar.

A coordenadora veio à sala para conversar com os alunos sobre o ocorrido e explicar que as pessoas independente de sua condição física ou psicológica devem ser respeitadas sempre.

Considerações gerais:

Acompanhei esta turma apenas esta aula, por isso não é possível dar um parecer acerca de seu comportamento.

7º B 7 – Professor XXXXXX: língua inglesa.

O professor orienta acerca da prova, avisa o que deverá ser estudado. Ele usa a lousa para sanar as dúvidas dos alunos, explica todos os exercícios que geram dúvidas aos alunos.

Escreve na lousa quais exercícios, do livro didático, serão estudados durante a aula. Atende prontamente aos chamados da turma e lhes dá a atenção adequada.

A aula transcorreu bem tranquila.

O professor inicia a aula falando sobre a prova que será ministrada nesta aula. Distribui a prova e sana as últimas dúvidas dos alunos.

Houve necessidade de o professor adiantar aula em outra sala, por isso pediu-me para tomar conta da sala e orientou os alunos acerca de eu ficar com eles. Não houve problema durante a ausência do professor e a prova transcorreu tranquilamente.

Referência bibliográfica:

SANTOS, Denise, Amadeu Marques. Links: English for teens. 1ª ed. São Paulo: Ática. 2011 – 2013.

TERRA, Ernani e Floriana Toscano Cavalleti. Projeto Radix – raiz do conhecimento. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2011

FARACO, Carlos Emílio, Francisco Marto de Moura, José Hamilton Maruxo Júnior. Língua portuguesa, linguagem e interação. 1ª ed. São Paulo – SP: Ática. 2011.

SANTOS, Denise, Amadeu Marques. English for teens. 6º ano. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011 .

No período em que estagiei nesta sala, o único recurso utilizado foram os livros citados acima, lousa e giz e o uso da sala de informática para pesquisa sobre poemas concretos em língua portuguesa.

Ilton J S
Enviado por Ilton J S em 01/07/2011
Código do texto: T3069667
Classificação de conteúdo: seguro