Mutilação
Hoje assisti a um vídeo de uma professora trabalhando cidadania com crianças do fundamental menor...poxa, quanta responsabilidade pesa nos ombros de um educador, quanto temos que planejar, ler, intervir, criar e formar nesses pequenos cidadãos. Como somos desvalorizados pelos políticos e pela sociedade.
Médicos podem matar alguém com um erro médico, e uma educação sem qualidade pode matar o futuro de muitos cidadãos brasileiros e gravar na pele e na alma cicatrizes muito cruéis como falta de um trabalho digno, falta de acesso a cultura e cidadania, falta de maturidade pra gerir sua vida e a da família, falta de comida na panela pq não tem educação pra conseguir um emprego melhor...Isso é um crime!
Fortaleza tem resultados vergonhosos na educação e crianças e adolescentes com sequelas graves e futuros comprometidos. Mas isso não é importante, nem a TV aborda a gravidade do problema. Ninguém se importa com esses pequenos brasileiros!
A mídia não divulgou que um dos motivos da nossa greve foi 1/3 do horário de trabalho pra planejamento. Estamos preocupados com os nossos salários porque precisamos alimentar nossos filhos, mas como educadores também estamos preocupados com a educação que se dá e com o cidadão que se pretende formar.
A grande mídia faz questão de esconder o que realmente interessa e continuar mostrando os alunos como coitados sem merenda escolar e os professores como um bando de vândalos. O Capitalismo impera e a prática da consciência crítica, a utópica democracia, o espaço para as discussões, que deveriam de fato importar, não existe.
Vivemos em uma tirania. Tirania na cultura, na moda, nas escolas, nas ideias...quer-se uma massa coesa, morte ao pensamento. Até quando?