A LITERATURA E A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Sempre considerei as séries iniciais do Ensino Fundamental como sendo fortes elementos para a formação da personalidade das crianças. Sabe-se que o convívio familiar é importante, como também o quadro estudantil dos pais e até mesmo a situação econômica em que elas estão inseridas.
Porém, as séries iniciais podem ser consideradas como importantes ao desenvolvimento e até mesmo formação da personalidade das crianças quando nelas atuam educadores que (se não gostarem do ato de ler) sabem trabalhar como bons mediadores da relação leitor - texto, tornando-se um elemento facilitador desse diálogo.
Professores, durante as minhas pesquisas à tese de mestrado em educação e também como educadora como vocês, cheguei a conclusão que os alunos percebem e sentem facilmente se você cultiva em si a leitura e o interesse pelos livros por quatro motivos:
- pelo destaque que dá às atividades de leitura;
- pelo próprio testemunho, lendo para e com os alunos;
- pela forma expressiva e apaixonada de ler em voz alta para a classe; e
-pelos sábios e entusiasmados comentários que souber fazer sobre os livros, autores, assuntos, estilos, passagens dos textos, atuação dos personagens, etc.
Acredito que há um pressuposto do qual nós, como educadores, não podemos abrir mão durante a nossa tarefa: precisamos gostar de ler.
Embora para muitas pessoas gôsto seja algo estritamente pessoal e subjetivo, não se podendo transferi-lo para o ato de ler, minha opinião é que um professor que gosta de ler terá mais condições de despertar nos seus alunos o interesse e o prazer pela leitura do que aquele que não lê ou prestigia muito pouco as aulas de leitura.
Também, se todo o trabalho de educador for realizado num clima de liberdade, espontaneidade, fácil acesso aos livros mesclado aos instintos de responsabilidade e consciência plena de todos os atos por ele realizado, a criança não resistirá aos encantos das histórias presas aos livros, mas demonstrará um forte desejo de entrar ou adentrar nelas, envolvendo-se nas aventuras dos personagens, curtindo emoções, alimentando o seu imaginário.
Tente, professor. Caso não der certo, tente outra vez. Vai dar certo.
Depois você me conta!