Os verdadeiros estimuladores da educação.
Todos concordamos que a educação é o melhor caminho. Assim, como não negamos a importância e o papel fundamental que os professores desempenham, na construção desta educação.Essa afirmação chega a ser uma "verdade universal". Porém, "tirar" dos pais a responsabilidade do aproveitamento dos seus filhos na escola, seria como desvalorizar todo o ensino que os alunos já têm na sua "bagagem cultural" devido as vivências familiares.Corromper isso, colabora para o ensino ''fálido'' que ocorre na maioria das instituições de ensino.
Os professores são, sim, capazes de "formar" o entendimento do aluno, mas é responsabilidade dos pais "plantar" as primeiras sementes para o interesse dos filhos nos estudos. Nossos professores, jamais poderão substituir o papel dos pais, a eles apenas cabe reforçar os alicerces já construidos em casa, "lapidar" o aluno e oferecer meios para que ele desenvolva e construa a sua capaçitação. Contudo é comprovado que pais participativos e interessados na educação dos filhos, provocam maior estimulo do que professores dedicados ao ensino.
E são esses mesmos alunos que possuiem os maiores niveis de aproveitamente e que consequentemente acalçam o sucesso no caminho de estudante, e têm atitudes mais ''centradas'' na convivência escolar. Penso que a justificativa para estas atitudes é o fato da família reconhecer o seu papel, incentivando ao aluno a também cumprir o seu papel nas escolas. Acredito que a maioria dos pais colocam inteiramente a responsabilidade da educação dos seus filhos na escola. O que provoca uma certa repulsão por parte do aluno, já que os "hábitos familiares" contribuem muito mais para formação de uma criança do que a propria escola.
O que eu posso dizer por experiencia é o que recordo desde a séries iniciais até neste exato momento, que não me lembro de um dia que os meus pais não tenham depósitado em mim as melhores esperanças. E este era o meu maior estimulo, e garanto que não há maior motivação no mundo que " roube'' ou "amenize" a sensação incrivel de ser o orgulho para seus pais. Mesmo eu tendo tantas dificuldades. Portanto os pais e não os professores podem mudar a educação no nosso pais. E o alimento mais saboroso que um pai ou uma mãe pode dar ao seu filho é O DIREITO A EDUCAÇÃO.