linguagem corporal uma nova visão de se comunicar

LINGUAGEM CORPORAL: UMA NOVA VISÃO DE SE COMUNICAR

ALANA SOARES BENTO*,

SIMONE DE SOUZA CORRÊA*.

RESUMO

A linguagem tem sido de grande importância no processo de ensino e aprendizagem, através do qual o aluno pode se expressar e imprimir seus sentimentos em relação ao que deseja apreender. Na linguagem corporal isto é muito mais claro, quando pelo gestual, que muitas vezes são mais evidentes os gostos e desgostos, o entendimento e a dúvida. O professor ao praticar esta nova visão, consegue distinguir mais claramente os anseios e desejos do aluno, sem precisar interrogá-lo e muito menos constrangê-lo. É através desta relação de aprendizado que o educador pode utilizar mais esta linguagem no cotidiano escolar e reforçar a aprendizagem.

Palavras-chave: Linguagem. Aprendizado. Aprendizagem.

RÉSUMÉ

La langue a été d'une grande importance dans l'enseignement et l'apprentissage à travers lequel les élèves peuvent s'exprimer et impressionner leurs sentiments sur ce que vous voulez apprendre. Dans le langage du corps, il est beaucoup plus claire lorsque le signe, qui sont souvent les aime et n'aime pas la plus évidente, la compréhension et le doute. L'enseignant à la pratique de cette nouvelle vision, incapable de distinguer plus clairement les souhaits et les désirs de l'élève, sans l'interroger, et encore moins l'embarrasser. C'est grâce à cette relation d'apprentissage que l'enseignant peut utiliser ce langage plus dans la vie scolaire et de renforcer l'apprentissage.

Mots-clés: Langue. L'apprentissage. L'apprentissage.

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*Acadêmicas do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú,UVA,Amapá,sob a orientação da Profª Drª Rosângela Lemos da Silva.

1 INTRODUÇÃO

Através deste artigo temos como objetivo apresentar as possibilidades que a linguagem corporal pode oferecer ao processo de ensino aprendizagem, no ato de transmitir conhecimento. A comunicação é de extrema importância para que esse processo possa buscar a interação entre professor e o aluno, em sala de aula e no dia a dia da escola. Vale ressaltar que essa comunicação pode ser expressa de várias formas; a linguagem corporal é apenas uma delas.

A linguagem corporal é aquela que se transmite por meio de gestos e posturas. Os estudos sobre a linguagem corporal analisam as emoções que se transmitem por meio do movimento, tais como a expressão facial e o movimento dos olhos, das mãos, das pernas, dos pés e do corpo em geral. Esses estudos, em conjunto ou separadamente, nos indicam o estado de ânimo e as intenções da pessoa.

O valor real da linguagem corporal se encontra na soma de todos os níveis de comunicação da linguagem oral, da linguagem visual, da linguagem corporal e da imaginação. O cérebro humano é programado para levantar as fendas da boca quando nos sentimos felizes e voltá-las para baixo quando estamos descontentes; segundo a sensação que chega ao cérebro, as pessoas franzirão a testa, levantarão as sobrancelhas ou levantarão um lado da boca.

Nascemos com elementos de uma linguagem corporal. Podemos dar a conhecer a outro ser humano sensações básicas de ódio, medo, agrado ou tristeza sem nunca termos aprendido a fazê-lo. Isto não contradiz o fato de que também devemos aprender muitos gestos que significam algo em uma sociedade e algo diferente em outra.

O ser humano conservou suas expressões instintivas: o sorriso, o riso, o olhar fixo, o rosto assustado e o semblante austero são sinais próprios da espécie. Da mesma forma, tais indícios são comuns a todas as sociedades e persistem apesar da assimilação de muitos outros gestos culturais. Os sons e gestos básicos da espécie se originam durante as primeiras etapas do desenvolvimento da pessoa.

Nossa linguagem corporal pode ser em parte instintiva, ensinada ou imitada, razão pela qual a cultura é um fator importante a se considerar. Necessidades territoriais O espaço ao redor de uma pessoa é um fator importante na expressão da linguagem corporal.

Melhorar a comunicação é o primeiro passo para alcançar grandes conquistas. Para isto temos que entender que, além das palavras, estão os gestos que as acompanham. A linguagem não verbal é, inclusive, mais importante do que o que dizemos com os lábios, pois estes gestos e posturas são os que entregam, ou não, sentimento e validade às nossas expressões verbais.

2 A HISTÓRIA DA LINGUAGEM CORPORAL

Os primeiros estudos científicos feitos sobre o “sorriso” de que se tem noticia foram os do cientista francês Guillaume Duchenne de Boulogne, no inicio do século XIX. Boulogne descobriu que os sorrisos são controlados por dois conjuntos de músculos: os zigomaticos maiores, que percorre todo o lado do rosto e se conectam com os cantos da boca, e os orbiculares ópticos, que puxam os olhos para trás.

Os zigomaticos maiores puxam a boca para os lados, expondo os dentes e alargando as bochechas, ao passo que os orbiculares ópticos estreitam os olhos e produzem os pés - de- galinhas. É importante entendermos que cada parte do corpo, do músculo, dependendo dos gestos com eles feitos, pode ter vários significados, sendo assim, tornando-se assim uma forma de comunicação.

Os cientistas são capazes de distinguir os sorrisos verdadeiros dos falsos usando os chamados sistemas de codificação da ação facial, concebido pelo professor Paulo Ekman, da universidade da Califórnia, e pelo doutor Wallace Friesen, da universidade de Kentucky os sorrisos verdadeiros são gerados inconscientemente pelo cérebro, o que significa que são automáticos. (2004, p. 55).

Mehrabian, pioneiro da pesquisa da linguagem corporal na década de 1950, apurou que em toda comunicação interpessoal cerca de 7% da mensagem é verbal (somente palavras), 38% é vocal (incluindo tom da voz, inflexão e outros sons) e 5% é não verbal. Para Wayer as palavras são realidades, antes de se tornarem expressão de desejos e instrumentos do pensamento, elas são, de inicio, o prolongamento dos gestos. (1984, p. 21).

A versão moderna do antigo ritual de cumprimento é o movimento das mãos encadeadas palmas com palma, para cima e para baixo. Usada originalmente no século XIX, por homens de status semelhantes para selar suas transações comerciais; ela só veio a ser amplamente difundida a cerca de 100 anos e permaneceu como domínio masculino até tempos muito recentes.

Hoje, na maioria dos países europeus e ocidentais, o aperto de mão é uma forma de cumprimento, usada tanto na chegada como na despedida, em todos os contextos de negócios e, cada vez mais, em festas e acontecimentos sociais, por homens e mulheres. A linguagem do corpo é o reflexo externo do estado emocional da pessoa. Cada gesto ou movimento pode ser uma valiosa fonte de informação sobre a emoção que ela está sentindo num dado momento.

Quando está envolvida com "colegas'' de classe a criança desenvolve a capacidade de desenvolver referenciais de comunicação, pois,quando é maior o envolvimento com o meio, maior e o ‘'vocábulo''gestual e por seguinte as possibilidades de comunicação através da linguagem corporal. O meio que a criança está desenvolvendo a linguagem corporal é muito influente, pois, ocorre progressivamente através de adequados à necessidade imediata.

Para Wayer criança toma consciência, trava conhecimento e adquire progressivamente o domínio dos elementos que constituem o mundo dos objetos, graças as seus deslocamentos e à coordenação de seus movimentos, isto è, graças a um uso cada vez mais precioso do próprio corpo. (1984, pg.21).

Carmo Junior observa o ato criativo, no sentido fenomenológico (no mundo da vida) esta representando pelo instante lúdico extremamente profanador, violador, influente e que contem um movimento incessante. (1995, pg.19).

A maioria das pessoas acredita que a fala é ainda a nossa principal forma de comunicação. Em termos evolucionários, a fala só passou a fazer parte do nosso repertório de comunicação em tempos recentes, usada fundamentalmente para transmitir fatos e dados. Estima-se que ela tenha se desenvolvido há cerca de 2,5 milhões de anos, tempo durante o qual o nosso cérebro triplicou de tamanho.

E evidente que a linguagem falada e de fundamental Importância para o ensino, mas a linguagem corporal também tem sua parcela de contribuição para esse processo de comunicação, oferecendo-as variações no ato de ensinar. A criança de três anos que, ao ouvir um impulso sonoro curto, realiza um movimento corporal está transpondo o som percebido para outra linguagem, materializando, de certa maneira, aquilo que ouviu.

3 A LINGUAGEM CORPORAL COM RELAÇÃO AO PROFESSOR E O ALUNO

A linguagem corporal apresenta um leque de benefícios para uma interação entre o professor e o aluno, pois, a partir do momento que a mesma for desenvolvida com coerência, consequentemente irá ser estabelecido um comportamento comunicativo entre ambos, bem expressivo e significativo e a linguagem corporal têm essa principal qualidade em uma práxis escolar:

Quando se fala em transmitir informações automaticamente o individuo associa a prática da fala, pois, muitos ainda acreditam que o único meio do docente transferir o conhecimento para o discente seria através da sua fala.

Pease afirma que linguagem falada, apesar disso, reconhece a importância da linguagem corporal para a nossa comunicação, nesse sentido a linguagem corporal necessita de uma devida atenção na qual a sua valorização requer estudos e interação no currículo escolar. (2004, pg. 17).

Por este motivo que o professor em sala de aula deve ter um olhar afetivo e preocupado com o aprendizado de seus alunos, pois, a sua responsabilidade diante de seu profissionalismo e muito significativa para a formação dos futuros cidadãos que serão formados futuramente.

A Linguagem corporal é uma estratégia que pode ser utilizada para aperfeiçoar a qualidade no processo ensino- aprendizagem; e para que esse recurso seja empregado com êxito é fundamental que seu receptor se envolva e esclareça tal linguagem, pois, a partir do momento que a transmissão de conhecimentos seja efetuada de uma maneira diferente e bem criativa, o interesse será despertado propiciando bons resultados.

Segundo Bordenave (1982, p. 59): (...) A metacomunicação pode ser verbal ou não-verbal, isto é, feita quer com palavras, quer com gestos, olhares, tom de voz. É importante esclarecer como funciona a linguagem corporal e o que cada gesto significa, pois o professor só saberá ensinar se de fato conhecê-los.

Para que aconteça o desempenho efetivo no decorrer da execução da linguagem corporal é fundamental que o professor tenha um conceito formado e praticado, sendo assim, conseqüentemente o mesmo terá como aliado uma grande ferramenta para ministrar uma aula criativa, comunicativa e dinâmica.

O principal valor que a linguagem corporal atribui em uma sala de aula é a diversidade que ela pode oferecer ao âmbito escolar, pois, através das diferentes formas de transferir conhecimentos é que podemos chegar ao sucesso esperado.

Segundo Gam Bardella (2004 pg.21), a Linguagem é a propriedade basicamente humana de manifestar idéias e sentimentos por meio de diversos sons e gestos específicos, sendo o instrumento pelo qual a inteligência e desenvolvida.

A Linguagem corporal é uma grande forma de expressar mensagens sem o uso da fala, pois através de gestos pode acontecer uma troca de informações onde a participação coletiva dos alunos acontece de forma espontânea, porém se caso esse interesse não aconteça o entendimento será de difícil compreensão.

4 EXEMPLOS DE LINGUAGEM CORPORAL

A ciência que estuda a linguagem corporal é conhecida como: Kinésica ou Quinésica e o que ela faz é estudar o significado expressivo ou comunicativo dos gestos e movimentos corporais percebidos pelos sentidos visual, auditivo ou táctil, de acordo com a situação. A linguagem corporal vem sendo estudada por muito tempo e, de acordo com a opinião de profissionais em psicologia e sociologia, detecta diferentes sentimentos e expressões que não se comunicam com palavras, mas sim com o comportamento físico.

Conhecer o desenvolvimento da linguagem corporal deve ser o ponto de partida para qualquer profissional que objetive trabalhar com essa modalidade, entretanto, é claro que o conhecimento sobre o processo de aquisição da linguagem necessita de pesquisas que trabalhem essa modalidade, ou seja, a linguagem corporal.

Para perceber claramente que nos comunicamos muito mais com o nosso corpo do que com o tom da nossa voz ou a palavra. Isso nos leva a crer que “o corpo fala por nós”. Resta saber: Como tirar o melhor proveito do Círculo da Comunicação?

Utilizar a empatia, isto é, colocar-se no lugar do outro, é a chave que abre e facilita a comunicação, pois é à base da confiança. Quando há empatia entre duas pessoas, a comunicação flui naturalmente, as palavras, os gestos e o tom de voz estão em perfeita harmonia, assemelhando-se a uma dança bem sincronizada, um parceiro reagindo aos movimentos do outro como num espelho.

Observando a linguagem corporal, poderemos perceber nas pessoas que nos rodeiam sejam elas: colaboradores, amigos, familiares, clientes e outros, suas satisfações e necessidades. É importante ressaltar que esses são apenas indícios, e a linguagem corporal deve ser sempre interpretada dentro do contexto comunicativo.

Comportamento não verbal Possíveis interpretações

Movimentação rápida, andar ereto Confiança

Parar com as mãos na cintura Incompreensão, agressividade

Sentar com as pernas cruzadas e pequenos chutes no ar Cansaço, aborrecimento

Sentar com pernas abertas Abertura relaxamento

Braços cruzados no peito Defensiva

Andar com as mãos nos bolsos, olhando para baixo Falta de entusiasmo, desmotivado

Mãos nas maçãs do rosto Avaliação, pensamento

Coçar o nariz, tocar o nariz ao falar Dúvida, mentira

Esfregar os olhos Descrença, dúvida, mentira

Mãos fechadas atrás das costas Frustração, ódio

Tornozelos fechados Apreensão

Apoiar a cabeça nas mãos, olhar para baixo longamente Aborrecimento

Esfregar as mãos Antecipação, ansiedade

Sentar com as mãos para trás da cabeça e pernas cruzadas Confiança, superioridade

Mãos abertas palmas para cima Sinceridade, inocência, abertura

Coçar a ponta do nariz, olhos fechados Avaliação negativa

Batucar com os dedos, olhar o relógio Impaciência

Estalar os dedos Autoridade

Alisar o cabelo Insegurança

Inclinar/ virar a cabeça na direção Interesse

Coçar o queixo Pensamento

Desviar o olhar Desconfiança

Roer unhas Ansiedade, insegurança

Puxar ou coçar a orelha Indecisão

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este artigo vem reforçar as dificuldades do professor e tentar mostrar da melhor maneira possível, falando sobre a linguagem corporal que se impõe aos que verdadeiramente se comprometem com a educação. A linguagem corporal é um recurso riquíssimo, para se desenvolver em sala de aula, proporcionam dinamicidade, criatividade, comunicação e aprendizado.

A pesquisa possibilitou a oportunidade de conhecer as diferentes formas de se comunicar, a linguagem corporal é uma delas. Com todos os conhecimentos vividos podemos fortalecer o ensino com nossas experiências e contribuir com ensino-aprendizagem ao incluir em nossa metodologia a linguagem corporal.

Portanto, a linguagem é algo primordial na vida de qualquer ser humano, sendo que é uma herança social, o homem cria, transforma, em língua falada, escrita, gestual e em infinitas possibilidades.

REFERÊNCIAS

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BRITO Teca Alencar. De música na educação infantil. São Paulo: Editora Peirópolis. (1998.p.179).

COELHO, Lucivanda Mira. Leitura e escrita práticas responsável pelo desenvolvimento a linguagem corporal, um meio diferente de se comunicar. Artigo cientifico Instituto macapaense do melhor Ensino Superior, Macapá: 2010-10-23.

FOUCALT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: 1987.

MAIA, Eni Marisa. Linguagens códigos suas tecnologias. Brasília: editora executiva. 1999.

PEASE, Barbara. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Rio de janeiro Sextante. (2004.p.17).

PEASE, Barbara. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Rio de janeiro: sextante.(2004.p.20)

PLEASE, Allan. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Rio de janeiro: sextante.(2004.p.18-19)

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QUADROS, Ronice. Muller de educação de surdos: A aquisição da linguagem. Porto Alegre :editora artmed.1997.

RODRIGUES, José Carlos. O corpo na história. Rio de Janeiro: Editora fiocruz, 1999.

ALANASIMONE
Enviado por ALANASIMONE em 07/06/2011
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