Tornar-se pedadoga...

O caminho das pedras....

Obtive meu título em janeiro de 2010, numa cerimônia bonita de outorga de grau. Num espaço dentro da própria universidade, pois aqui em minha cidade Rio Grande, as formaturas são realizadas dentro do Campus, num prédio próprio para tal evento. No momento da colação, vieram as lágrimas, a ansiedade, a estranha sensação de deixar algo pra trás, tudo ali me acompanhará. Era um misto de tudo isso e a sensação de que agora o mundo se abrirá para mim. Estranho essa ideia, mas ela vem à mente de todo formando quando põe a mão no diploma (eu acho, hehe), a sensação de que agora o mundo saberá quem sou eu!!! Ledo engano, afinal o mundo já sabe, ele sabe desde o momento em que nascemos tudo o que vamos passar... E o graduar-se transita nesse viés também. Não nasceu ali a pedagoga que sou, não foi na hora em que agarrei o diploma que a junção acadêmica X pedagoga habilitada ocorrerão, mas sim bem antes.

Acredito que as pessoas escolhem uma ou outra profissão por inclinação mesmo, não por comodismo (como muitos o dizem quando são das exatas e rechaçam as humanas). Falo isso com propriedade, pois cursei 3 anos de Matemática concomitante com a Pedagogia e lá escutava barbáries a respeito da Pedagogia (lastimável, não?). Mas, entre os pedagogos também escutei estaparfudias a respeito dos matemáticos (pq será??? Não seria melhor que cada um cuidasse de sua ciência? Acredito que sim!!!) . Bom, deixando essa discussão de lado, entre exatas e humanas.... E voltando ao assunto, a pedagoga que sou nasceu de uma necessidade. Necessidade que tenho de entender melhor o contexto em que vivo, a educação que me cerca, os vãos e desvãos que enquanto educadora me causam fobias se a estas não encontro respostas.

A Pedagogia é muito mais do que atividades para confecção de bonecos de E.V.A, ela é a base para um ensino de qualidade, para uma educação reflexiva e para uma formação sólida.

Ser pedagoga é ser capaz de não manter-se no mesmo lugar!!! Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa de educadores que não esperam por melhores condições, eles, as criam!!!