EDUCAR É UM ATO DE AMOR
Para a maioria, ser um professor pode ser apenas mais um em meio a tantas profissões. Na verdade, vejo como um dom que se aperfeiçoa dia a dia.
Penso que muito mais do que transmitir conhecimentos, a maior tarefa do professor não seja somente construir situações de aprendizagens com seus educandos, e sim proporcionar que o aluno seja sujeito dela.
Hoje temos mais do que nunca à dificuldade frente às famílias, uma vez que quer transferir suas responsabilidades a escola, mas a educação domestica cabem aos pais.
A escola é um espaço para a construção do conhecimento, de práticas pedagógicas fazendo que o cidadão exerça sua cidadania, se o professor não o fizer ninguém mais o fará.
A tarefa pode parecer difícil, mas não é impossível o que não podemos aceitar é pensar a educação como tarefa exclusiva somente para aqueles que estão dentro do âmbito escolar.
Os que pensam assim, não percebem a estupidez. Não importa o tempo em que se vive, mas que é possível poder mudar o cenário que se encontra.
Um mundo melhor só será possível enquanto os professores mantiverem suas esperanças, apesar das adversidades.
Como dizia Paulo Freire “ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanha pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina”.