Porque surgem as doenças
O natural do ser humano é viver uma vida de contínua saúde e bem estar. Toda e qualquer doença é um acontecimento contrário à natureza, às leis de Deus; ou seja, é uma anormalidade. Todavia, por melhor que conheça essa verdade, o homem não deixa de contrair doenças. O comportamento antinatural é a principal causa das doenças. Mas, o que vem a ser comportamento antinatural? É viver em desacordo com a lei de Deus.
Desequilíbrio sexual, promiscuidade, alimentação animal em detrimento de uma alimentação sadia, livre de agrotóxicos e aditivos químicos, pensamentos destrutivos (pensar em doença atrai doença, pensar em saúde atrai saúde), sentimentos e ações negativas que causam o sofrimento próprio e das outras pessoas; tudo isso constitui meio e causas de doenças e, consequentemente, infelicidade.
O acúmulo de boas ações traz a paz mental, atributo indispensável ao gozo de uma boa saúde. O acúmulo de ações más, pelo contrário, deixa na consciência o peso e a culpa que, cedo ou tarde, podem resultar em doenças e sofrimentos. Não é fácil, no mundo em que vivemos, praticar integralmente atos que gerem a verdadeira saúde, mas não deve ser difícil se houver fé e persistência. O saldo precisa ser positivo; viver de maneira a não cometer atos indignos de um filho de Deus e ter paz na consciência é a base fundamental da saúde e da longevidade.