A aprender a educar

Desde 1988, leciono na pública escola, em São Paulo, Capital.E, me auto-avalio, hoje como uma aprendiz do Verbo Educar.

Os jovens, as crianças estão antenados, blogando por aí, curtindo seus ipods,entre outras teconologias, que nem caberia aqui enumerá-las.

Eu, quanto professora, ainda na lousa(Quadro-Negro???)Onde? Num retangulo, esverdeado, me adequo ainda, e escrevo com um giz(dizem ser anti-alérgico), porém as mãos sofrem a alergia na pele.Sem contar com a voz e a acústica das salas de aula. Bem, estamos no século vinte e um.Mas, para a realidade da maioria das escolas do país, estamos na Idade da Pedra.

Sem contar, os abusos salariais de todos os professores dessa nação. Absurdo ainda temos que sermos avaliados para terms aumento, e no entanto, nossos políticos, brindam em suas festas, com a própria ignorância, haja visto, que tivemos um presidente semi-alfabetizado, durante 8 anos, e agora temos um Palhaço, nas ruas de Brasília a zombar da população. E, que fique claro, eu e você estamos comendo as migalhas caídas do pão governamental.

Bem, isso é Brasil! Não se tem muito Amandas (Gurgel) para depor nas assembléias, não existe mais coerência ou fidelidade dos fatos ocorridos.

Estão todos os dias, vendo a violência tomar conta de nossas casas: Pais abusando sexualmente de seus filhos;Mães violentadas pela pseudo-autoridade das drogas expostas no mundo.E, professores, cada vez mais indignados com a falta de decência e compromisso daquilo que tiveram aprendendo e hoje a maioria se torna babá de luxo para as mães andarem por aí.

Mais complicado ainda, é esta política paulista, de passar alunos sem o mínimo de conhecimento;embora começo o texto com a questão da tecnologia, o nosso educando está se desinteressando da escola, e a culpa, caros leitores, não é minha quanto mãe, não é minha quanto professora, mas é de todos nós.Da mídia, que insiste colocar programas onde jovens aprendem ser mais rebeldes, na ausência da censura, hoje tudo é permitido, haja visto as músicas???Letras que desvalorizam a mulher, e o pior, que algumas gostam....Sem contar, das badalações sem limites que acontecem por aí.

Enfim, somos todos culpados.

Devemos aprender a educar, e sermos novamente educados.Chega de hipocrisia, afinal, onde está nossa semelhança com o CRIADOR????!!!!

Artigo feito para o Recanto das Letras, eu dedico a todos os educadores dessa Terra chamada Brasil!

Teka Mendes Castro
Enviado por Teka Mendes Castro em 25/05/2011
Código do texto: T2991782
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.