A Juventude Pode Mover o Mundo

A palavra jovem nos remete á imagens e lembranças que vem como brisas soprando na primavera... As palavras escolhidas como sinônimo de jovem e juventude, estão associadas ao novo e a renovação: Primavera da vida, broto, etc.

O sinal de libras, escolhido para sinalizar as palavras “jovem” e a palavra “juventude”, são dois braços estendidos à esquerda, com as mãos abrindo e fechando como quem chama, como quem diz: Vem!

O refrão da canção de Max Willeck, “A Juventude pode Mover o mundo”, afirma:

Somos jovens do mundo e podemos mudar

As canções as conversas, podemos mudar

As ações as promessas, podemos mudar

Corações e ideais

http://www.youtube.com/watch?v=n1YCAVNvDJ8

A energia da juventude dá e deu vida á inúmeras teorias, colocando em prática ideologias concebidas pela mente humana. Na nossa memória ainda recente temos a “juventude hitlerista” a “Juventude Socialista”, os “Cara Pintadas” o movimento das “Diretas Já”, a juventude chinesa, entre outras, a mesma que transformou o regime imperialista no regime de Mao, e coloca-se tempos depois, frente aos implacáveis tanques de guerra, em um protesto veemente contra o que consideraram traição nos ideais que os tinham impulsionado.

Juventude também é sinônimo de desejo de liberdade, e esse desejo, natural e veemente pode e já foi muitas vezes manipulados por grupos que prometem transfomação cultural, política e religiosas. Assim como bem descreveu Belchior, na canção imortalizada na voz de Elis Regina “Como Nossos Pais”:

“Por isso cuidado meu bem

Há perigo na esquina

Eles venceram e o sinal

Está fechado prá nós

Que somos jovens...”

“Eles”, são os outros, os que não pertencem ao grupo. “Eles” são o que deve ser combatidos, derrotados, conquistados, vencidos, transformados. No caso específico da canção, “Eles” eram os braços da ditadura militar no Brasil. A musica,que poderia ser a canção de qualquer um dos movimentos em que utilizou-se a força e o poder transformador dos jovens, e que termina com a decepção do autor pelo destino da juventude em sua revolução nos anos 60:

“Hoje eu sei

Que quem me deu a idéia

De uma nova consciência

E juventude

Tá em casa

Guardado por Deus

Contando vil metal...”

http://www.youtube.com/watch?v=2qqN4cEpPCw

A força transformadora da juventude se fez e faz presente em todas as transformações, sejam culturais, políticas, ideológicas, religiosas... Meio levada por sua natural força, ora manipulada pelos desejos das massas, ora perdida em seus anseios, ora firme em suas resoluções transformadoras, com a juventude o novo sempre vem. Sua sede natural de liberdade, de encontrar sua identidade em um mundo de vastas diferenças culturais e ideológicas, sua força renovadora, sua capacidade de renascimento, são as características naturais da juventude.

Como será alimentada essa fome, e essa sede saciada, são perguntas que podem verdadeiramente mudar o mundo.