PARA ACABAR COM OS CONFLITOS
Se puxada de ambas as pontas com igual resistência, uma corda tenderá a manter-se rígida, a ponto de rebentar ou esgotar as forças aplicadas. Uma das partes precisa ceder para que haja harmonia, mas todo ceder exige sabedoria. Posso soltar repentinamente a corda e fazer com que todos caiam revoltados ou procurar uma forma harmoniosa de afrouxá-la. Assim são todos os conflitos.
Em tudo, é preciso, em primeiro lugar buscar a harmonia. A intenção primordial armazenada no interior da pessoa é que vai determinar o resultado final de qualquer discussão. Querer ganhar a todo custo só demonstra falta de sabedoria. Pensar, com amor e desprendimento no que pode estar levando a outra parte a agir contrário a nossa vontade ou expectativa já é meio caminho andado para o entendimento.
Quem age assim será visto como inteligente e sensato. Pode parecer, a princípio, fraqueza ou comodismo proceder dessa forma, mas o que importa é a ótima impressão que daí resulta e o respeito que se ganha, pois a vida continua e os relacionamentos também; as desavenças então tenderão a ser cada vez menos frequentes.