AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: VALORIZANDO AS DIFERENÇAS NA ESCOLA.

No ato de avaliar a aprendizagem, existem vários fatores que inviabilizam uma avaliação realmente qualitativa é comum observarmos nas escolas públicas, estrutura física inadequada, falta de materiais didáticos, falta de profissionais capacitados e ainda mal remunerados, salas lotadas e quentes, bibliotecas defasadas, alunos desinteressados e que perturbam a ordem natural da aula. Diante deste quadro é importante que os sistemas (mantenedoras) ofereçam o mínimo de estrutura administrativa e técnica às instituições de ensino em geral, implantando políticas públicas educacionais que atendam de forma eficaz a população. O professor sozinho, sem assessoria, não poderá fazer milagres. A escola é sinônimo de interação, toda relação de saber dá-se a partir da interação do sujeito com o objeto de conhecimento e da relação com o outro e consigo próprio. É preciso valorizar as diferenças individuais, observar o aluno como um ser crítico, criativo e descobridor, para isso o educador precisa de apoio administrativo, pois é quase impossível avaliar qualitativamente 50(cinquenta) alunos numa sala de aula. Tal quantidade inviabiliza a própria relação afetiva entre docentes e discentes, bem como é impossível atender as diferenças individuais necessárias.

Para Jussara Hoffmann (2005) avaliar significa diagnosticar os avanços e recuos da aprendizagem, para que isso aconteça é preciso observar o educando, sua individualidade e suas peculiaridades. Neste sentido é importante que o docente planeje suas ações com apoio técnico-pedagógico da escola, favorecendo a cada educando melhores condições de aprendizagem, o professor com este apoio poderá atuar como mediador do processo de ensino e aprendizagem, pois desenvolverá atividades provocativas, conduzindo o aluno a aprender o novo, ou seja, o que é científico fazendo conhecimento. Assim vai transformando-se gradualmente em um sujeito capaz de questionar e interferir politicamente na realidade da qual pertence. A intenção no ato avaliativo é analisar e promover condições favoráveis e oportunidades de aprendizagem. É importante que o professor desafie o aluno a pensar sobre situações vividas, analisando hipóteses para que o aprendizado do educando seja mais enriquecido.

Através da avaliação mediadora o educador promove melhores oportunidades de desenvolvimento aos alunos e de reflexão crítica da ação pedagógica a partir de desafios intelectuais permanentes e de relações afetivas equilibradas.

Referência

HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Editora Mediação, 2005. 2ª ed. _____. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Editora Mediação, 2001. 7ª ed.