A FEITURA DE UM LIVRO INFANTIL

Imagine um conjunto de palavras na forma de letrinhas suspensas no ar, que, para serem lidas, precisam ser “impressas” num objeto real ou virtual. Editar é adequar a determinado suporte – um vídeo, um livro, etc. Tornaria o livro cansativo e sem interesse se não houvesse figuras e mais figuras em todas as páginas. As crianças gostam do colorido, das imagens.

No livro infantil há editores adequando textos de legendas e dados. Para o editor de texto, é imprescindível ter bom conhecimento geral e boa formação, além de gostar de ler e de escrever, já que o texto e boa formação, além de gostar de ler e de escrever, já que o texto é a parte central do trabalho.

Nos livros infantis, vem na sua composição o título do livro em letras grande, com uma capa bem colorida. O livro contém poucas páginas, chamando mais atenção para as figuras grandes e coloridas. A letra é de um tamanho bom e espaço enorme entre as linhas. Vem impresso na capa o nome do autor, título, editora. O papel é de ótima qualidade. Na contra capa vem a edição, equipe, coordenação, ilustração, diagramação, revisão, composição, fotolito e impressão. O livro infantil, o editor, como um bom conhecedor, do público-alvo, põe desenhos de alta qualidade, onde os mesmos falam mais que as palavras. Os desenhos são geralmente engraçados, bonito ao olhar. O desenho é considerado crucial, porque prende a atenção da criança, que logo procura saber o que a estória conta.