QUEM TEM O QUE É SEU dar a quem quer.

O pior da homofobia é o que ela esconde em si, além do fato determinado de aversão aos Gays. “Há homofóbicos que são conscientes disto; outros tiram proveito e entram na onda” orquestrada pelas igrejas pentecostais, preferencialmente; outros não se dizem homofóbicos em palavras, mas o são em atitudes; ainda há aqueles que nem sabem se são, mas agem com toda a força legítima dos que de fato são. Seja como for, não creio que algum homofóbico tenha dentro de si o AMOR cristão em seu sentido libertador, conforme nos ensinou Jesus Cristo.

Atualmente quem mais se bate contra os gays são os Silas Malafeia da vida, os Edir Macedo da vida, bem como algum padreco protegido pela batina, mas com vocação pra bicho papão que vive “comendo criancinha” na sacristia da igreja, conforme o mundo já sabe e o Papa tenta disfarçar. Encafifa-nos sobremaneira essa onda de não querer criminalizar a homofobia! Matar pra roubar é crime. Furto, corrupção, estelionato, estupro, são crimes de cadeia. Matar gay, não. Gay não é gente, logo, que se mate e não precisa criminalizar isto – é esta a tese, grosso modo, dos que não querem aprovar a homofobia como crime. Detalhe: as igrejas estão cheias de “armários” sem naftalinas! As igrejas pentecostais são uma “Priscila, a rainha do deserto”, com fundo musical de Glória Gaynor e tudo mais. O diferencial é o sepulcro. Caiadinhos, mas feito a bela viola que por dentro só tem pão bolorento. Esquecem os donos da moral que seria melhor lutar contra a violência urbana. Mas isto dá trabalho e pastor não quer sair da sua igreja e fazer trabalho comunitário, principalmente neste calor ou nestas chuvas. Meter o pau nos Gays é, de certa maneira compreensível, pois a igreja tira pouco dinheiro deles, já que não constituem família ortodoxa para ser deglutida pelos pastores feito boi de piranha a cata de dinheiro.

Há um caso na Bahia de dois pastores que foram pegos “transando”. O detalhe é que um adolescente viu e foi morto por eles para não os denunciar. A imprensa mostrou isto e um dos pastores preso confessou o crime. Bonito, heim, Silas Malafeia! Macaco nuca olha mesmo pro rabo! Deixe as pessoas serem felizes dos seus jeitos e seja infeliz do seu, pois só há uma explicação que já é voz corrente: você tem tudo pra ser um gay enrustido, senão se garantia diante de si mesmo e deixava de perseguir os gays, imitando Saulo quando perseguia Jesus Cristo, lembra disto?

Mas isto faz parte da vida que só é boa porque nos proporciona vitórias gradativas contra o preconceito no geral, e este no particular. Tenho a impressão de que quem mais esteja colaborando para a criminalização da homofobia sejam mesmo esses pastores e alguns padrecos caóticos, digo católicos. O povo não é mais bobo. A mídia está mostrando o mundo como o mundo é, ou seja, com todo seu ódio e amor. Nossa missão é fazer com que o ódio se transforme no amor através do gesto e do respeito aos diferentes. Afinal, nós somos diferentes em alguns aspectos uns dos outros. Podemos gostar de mulher sendo homem e de homem sendo homem, ou de mulher sendo mulher. Competirá a cada um saber, como disse Caetano Veloso, “a dor e a delícia de ser o que é”... Até hoje ainda não encontrei o prejuízo que alguém nos dá por “dar” a outra pessoa do mesmo sexo o que é seu! Quando isto vem a incomodar alguém, o problema não é de quem “dá” nem de quem “come”, mas certamente de quem nem tem coragem de fazer uma coisa nem a outra e vive imiscuído na mais profunda tristeza do seu ser...