A VIDA SEMPRE CONTINUA
Quando falamos em continuar trabalhando após a aposentadoria, pode surgir o pensamento de continuar dedicando-se à empresa ou a mesma atividade que se vinha fazendo. No entanto, a ideia não é bem esta. Trabalhar é ter a mente ocupada independente até mesmo de ganhos financeiros; se estes surgem, ainda melhor. Precisa ser o alvo, porém, algo mais importante e relevante do que simplesmente cultivar um jardim ou possuir uma coleção, embora sejam estas, também, excelentes atividades.
É preciso levar em conta a realidade de muitos que perdem, ao se aposentar, o que deveriam estar ganhando, tanto em dinheiro como em saúde e em felicidade. Falar do que poderia ter sido feito ou cultivado desde a juventude não vai alterar as condições atuais. Todo hábito influencia definitivamente a vida. Os hábitos bons cultivados desde cedo, como a leitura, uma forma de arte ou outra forma de ocupação sadia vão proporcionar um retiro da vida profissional feliz e produtivo.
É triste ver um velho não fazendo outra coisa a não ser esperar a morte porque não plantou, desde muito antes, as sementes da alegria de fazer e continuar fazendo. Mas, isto pode ser mudado. Enquanto há vida há esperança e nunca é tarde para buscar algo de novo.