AVALIAÇÕES GERAIS pelo colégio PÓLEN:
Com 10 anos e 11 meses, Marcelo Braga da Silva, do recanto (sala): Poente, da professora Miriam. Colégio de sistema Piaget de ensino, com apenas seis alunos por sala, do qual guardo saudades e lembranças ótimas. Por que não dizer que as melhores lembranças de minha infância se passaram nesse colégio. Sua localização é próxima à garagem de ônibus da empresa Redentor em Jacarepaguá entre os bairros Freguesia e Cidade de Deus (este último, na época era apenas um conjunto de prédios, não o complexo comunitário que é hoje). Lá comi muita amora, brinquei muito com formigas saúvas e lagartas, tive noções de horários e higiene, minhas primeiras puras paixonites: Joy, Ana Paula, Agnes... Minha inesquecível primeira participação no jornal escolar e os testes psicológicos a que éramos todos submetidos constantemente. Essa ‘prô’ Miriam (assim chamávamos as professoras) foi a primeira pessoa a reparar minha propensão à literatura e dedicou-me um livro com a seguinte frase: “Ao meu futuro escritor.” Meu pai sacrificou-se para pagar na época as mensalidades e por motivos que desconheço me tirou de tal colégio. Lá eu permanecia em regime semi-interno, ou seja, das 08:00 às 18:00.
DADOS OBSERVADOS:
I – Área física
Andar: Muito Bom, Trepar: Muito Bom, Correr: Muito Bom, Pular: Muito Bom, Ajoelhar: Muito Bom, Escrever: Muito Bom, Desenhar: Muito Bom, Recortar: Muito Bom, Abotoar: C, Amarrar: C.
B: Coordenação dos movimentos:
Muito Bom
C: Equilíbrio:
Estático: Muito Bom, Dinâmico: Muito Bom
II – Área cognitiva
Conservações: número, peso, substância e volume: C
Transmissão de estórias, narrativas: Muito Bom, Imitação: Muito Bom, Dramatização: Muito Bom, Monólogo: não observado, Monólogo Coletivo: C, Diálogo: Muito Bom, Interpretação de símbolos e signos: Muito Bom.
III – Área emocional
1. AFETIVIDADE:
Centração na prô: Muito Bom, Interesse em outras crianças: Muito Bom, Relações com outras pessoas: R.
2. REAÇÕES:
Em situações inesperadas ou bruscas suas reações notam:
Certo controle emocional, manifestação exagerada, adequada à intensidade do estímulo e alheamento.
3.ACEITAÇÃO DOS VALORES OU ESTÍMULOS DO MEIO:
Precisa ser advertida frequentemente.
IV – Área social
1. RELAÇÕES INTERPESSOAIS:
Forma principal de contato: verbal
Aceitação dos colegas: Bom
Cooperação: R
Com 10 anos e 11 meses, Marcelo Braga da Silva, do recanto (sala): Poente, da professora Miriam. Colégio de sistema Piaget de ensino, com apenas seis alunos por sala, do qual guardo saudades e lembranças ótimas. Por que não dizer que as melhores lembranças de minha infância se passaram nesse colégio. Sua localização é próxima à garagem de ônibus da empresa Redentor em Jacarepaguá entre os bairros Freguesia e Cidade de Deus (este último, na época era apenas um conjunto de prédios, não o complexo comunitário que é hoje). Lá comi muita amora, brinquei muito com formigas saúvas e lagartas, tive noções de horários e higiene, minhas primeiras puras paixonites: Joy, Ana Paula, Agnes... Minha inesquecível primeira participação no jornal escolar e os testes psicológicos a que éramos todos submetidos constantemente. Essa ‘prô’ Miriam (assim chamávamos as professoras) foi a primeira pessoa a reparar minha propensão à literatura e dedicou-me um livro com a seguinte frase: “Ao meu futuro escritor.” Meu pai sacrificou-se para pagar na época as mensalidades e por motivos que desconheço me tirou de tal colégio. Lá eu permanecia em regime semi-interno, ou seja, das 08:00 às 18:00.
DADOS OBSERVADOS:
I – Área física
- HÁBITOS:
- EXPLORAÇÃO DO AMBIENTE:
- SENSÓRIO-MOTOR (desenvolvimento)
Andar: Muito Bom, Trepar: Muito Bom, Correr: Muito Bom, Pular: Muito Bom, Ajoelhar: Muito Bom, Escrever: Muito Bom, Desenhar: Muito Bom, Recortar: Muito Bom, Abotoar: C, Amarrar: C.
B: Coordenação dos movimentos:
Muito Bom
C: Equilíbrio:
Estático: Muito Bom, Dinâmico: Muito Bom
- CONDUTA MOTORA LIGADA À:
- VOZ E PROLAÇÃO:
II – Área cognitiva
- EQUILÍBRIO:
Conservações: número, peso, substância e volume: C
- FUNÇÃO SEMIÓTICA – Comunicação:
Transmissão de estórias, narrativas: Muito Bom, Imitação: Muito Bom, Dramatização: Muito Bom, Monólogo: não observado, Monólogo Coletivo: C, Diálogo: Muito Bom, Interpretação de símbolos e signos: Muito Bom.
- EXPERIÊNCIA FÍSICA – Matemática:
III – Área emocional
1. AFETIVIDADE:
Centração na prô: Muito Bom, Interesse em outras crianças: Muito Bom, Relações com outras pessoas: R.
2. REAÇÕES:
Em situações inesperadas ou bruscas suas reações notam:
Certo controle emocional, manifestação exagerada, adequada à intensidade do estímulo e alheamento.
3.ACEITAÇÃO DOS VALORES OU ESTÍMULOS DO MEIO:
Precisa ser advertida frequentemente.
IV – Área social
1. RELAÇÕES INTERPESSOAIS:
Forma principal de contato: verbal
Aceitação dos colegas: Bom
Cooperação: R