A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA SALA DE AULA
Este artigo mostra como a motivação deve ser uma constante na educação, buscando várias formas de ensino construtivo e compreensivo das relações existentes entre professores e alunos no cotidiano escolar. E nesse cotidiano a escola tem um papel fundamental de valorizar acolher e respeitar as diferenças dando oportunidades de aprendizagem a todos os alunos sem distinção, objetivando soluções, técnicas, formulas e práticas em acordo com o meio ao qual está inserido este aluno desmotivado. Destaco aqui a importância do professor como mediador do conhecimento, seu perfil educacional ideal para resolver os conflitos existentes em sala de aula, visto que o mesmo é o principal motivador do aluno e este tem o dever de seduzir, conquistar e compreender seu aluno acolhendo-o com seus conhecimentos prévios e sua história de vida que a partir desse diagnostico histórico individual, será acompanhado e orientado a adquirir novos conhecimentos, assim pensamos que não há aprendizado se o educando não está motivado. A escola precisa preparar os alunos enquanto sujeitos em formação e estar aberta para recebê-los, respeitando suas limitações e dificuldades disponibilizando-se de material técnico e pedagógico para facilitar a aprendizagem, proporcionando a participação do aluno, da família nesta construção do ensino tornando também os professores suas aulas mais dinâmicas e motivadas.
Nos últimos anos, têm-se percebido cada vez mais, um considerável número de professores angustiados com as relações existentes principalmente dentro das salas de aula. Desinteresse falta de motivação, apatia e muitas vezes agressividade são queixas constantes de colegas educadores. Ao mesmo tempo, alunos reclamam de seus professores do autoritarismo desmotivação e falta de compreensão dos mesmos em sala de aula.
É de fundamental importância tanto o professor quanto o aluno manterem uma boa relação sendo esta de respeito, afetividade e disponibilidade, isso refletirá positivamente nos resultados esperados pelo professor do aluno e do aluno em relação ao professor, com os resultados desejáveis de ambas as partes atingidas esse aluno terá condições favoráveis de aprendizado.
Isso leva-nos a pensarmos quais são as principais características do professor ideal?
Segundo o autor Pedro Morales (2001) o professor ideal precisa ter uma boa conduta e competência para ensinar, atitudes como controlar a classe, ser compreensivo, atencioso e estar disponível para ajudar os alunos, são comportamentos fundamentais para manter-se um bom relacionamento. A relação aluno-professor é humana e influímos tanto para o bem como para o mal. O professor transmite ensinamentos importantes e duradouros, os alunos também influem sobre o comportamento do professor que ao perceber a dedicação e o sentimento do aluno em relação aos trabalhos, dedica-se mais e passa a melhorar o seu modo de tratar seus alunos e quando isso não ocorrer o professor não deverá punir-se como culpado, precisará controlar seus sentimentos e não responder com desinteresse o desinteresse de seu aluno. A motivação para aprender envolve inúmeros fatores interligados mutuamente dentro e fora da escola num processo embutido de emoção, motivação e afetividade, assim pensamos que não há aprendizado se o educando não está motivado.
Os alunos relacionam-se entre si na sala de aula de diversas maneiras, o professor é um mediador que poderá estruturar as situações que ocorrem em sala de aula dando tarefas e exercícios para que os alunos trabalhem em grupos.
O professor ainda pode criar situações de interação entre os alunos, sabemos que em qualquer classe sempre haverá aqueles alunos mais tímidos e retraídos, que acabam gerando rejeição nos alunos da classe, sendo estes alunos marginalizados socialmente, também há maneiras de o professor controlar essa situação ajudando a integrar esses alunos marginalizados em outros grupos que favoreçam as relações de trocas estabelecidas pelo meio, o professor cria uma situação de comunicação entre os alunos com um propósito educativo. Ele é o mediador da aprendizagem e precisa acolher o aluno com suas dificuldades e dúvidas integrando este aluno com os outros. O professor precisa utilizar-se de estratégias, recursos e fornecer estímulos para que o aluno sinta-se motivado a querer aprender sempre o desafiando para o interesse da aprendizagem, o ser humano não é um ser pronto e sim um ser em movimento, o professor que quiser atingir um resultado satisfatório terá que busca-lo levando em consideração que o ser humano pode se autoconstruir e está constantemente em desenvolvimento formativo.
Nós nos tornamos dependentes e autônomos em contato com o outro, e o professor deve pensar nas possibilidades do educando de aprender mais promovendo melhores condições de desenvolvimento a partir de desafios intelectuais permanecentes e de relações afetivas equilibradas que é a base de todo conhecimento.