Os Quatro Pilares da Educação
A nova educação do século XXI está cada vez mais empenhada em assinalar objetivos para melhorar a política educacional das salas de aula de todo o mundo, preparando-se para enfrentar os desafios do próximo século, terá a missão de transmitir cada vez mais conhecimentos, saberes e saber-fazer evolutivos, adaptados à civilização cognitiva.
Eis que aí, surgem os quatro pilares da educação!
Mas afinal! O que são os quatro pilares da educação?
O livro educação “Um tesouro a descobrir” Sob a coordenação de Jacques Delors, baseado no relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, vem dar suporte ao trabalho dos professores e pessoas comprometidas com uma educação mais humana e de qualidade, uma educação que ao longo da vida baseia-se em quatro pilares para a formação do cidadão.
Em busca de respostas para essa nova educação, o educador precisa organizar-se, buscando quatro aprendizagens essenciais.
A seguir é apresentada uma síntese direcionada para quatro tipos de aprendizagens:
1- Aprender a Conhecer: Essa aprendizagem é essencial para as relações interpessoais, quem aprende a conhecer aprende a aprender beneficiando-se de oportunidades que a educação oferece ao longo da vida.
Esta aprendizagem refere-se aos processos cognitivos que englobam; o raciocínio lógico, a atenção, a memória e dedução, tendo o educador a preocupação de despertar nos alunos o desejo e a vontade de querer aprender, querer conhecer mais e melhorar, ajudando-os a desenvolverem dispositivos intelectuais e cognitivos que lhe permitam construir suas próprias opiniões e pensamento crítico dominando o saber desconhecido.
2-Aprender a Fazer: Não se distancia do aprender a conhecer, consiste em saber comunicar-se, selecionando informações de diferentes perspectivas, refazendo o aluno a sua própria opinião mediante a novos fatos, o trabalho em equipe, e as relações também são importantes, a fim de adquirir competências que tornem a pessoa apta para enfrentar numerosas situações da vida. Está ligada à bases teóricas e a qualificação profissional do educando.
3- Aprender a Viver: Essa aprendizagem atua nas atitudes e valores onde o educando aprenderá a viver junto compreendendo o outro, tendo prioridade em combater os conflitos que eventualmente poderão surgir em sala de aula como: preconceito, rivalidade, violência etc. A educação promove a paz. O Relatório da UNESCO propõe que ao se descobrir o outro, combate-se o desconhecido desaparecendo o conflito.
4-Aprender a Ser: O domínio desta aprendizagem depende totalmente das outras anteriores, onde o aluno em desenvolvimento aprende a viver com o outro, tornando-se um indivíduo autônomo e capaz, intervindo na sociedade em que vive.
A educação precisa ser vista como um todo privilegiando sempre o acesso ao conhecimento dando o caminho e a direção para conceber-se novas aprendizagens. A educação que se baseia nas aprendizagens dos quatro pilares, deve buscar alternativas para a mudança: transformando a educação exclusiva em uma educação humana e inclusiva que habilite o aluno para a vida.