Impunidade que gera Desrespeito e Violência
Assistindo ao Canal Livre do último domingo, 17/04, sobre o aumento da violência nas escolas, com destaque para a Tragédia da Escola do Realengo, percebo que até as autoridades não tem a menor ideia do que fazer para conter essa avalance de violência e crimes que estamos presenciando em todo o Brasil.
Mata-se hoje por qualquer coisa e sem nenhum motivo. As pessoas se agridem nos ônibus, nos bares, nas ruas, no trânsito, e tudo começa em casa.
Quando assisto a debates desse tipo fico pensando porque a Presidente, Governadores, Prefeitos, Srs. Deputados e Vereadores não convocam as melhores cabeças do país para pensar a Educação e AGEM para realmente PRIORIZAR aquilo que é o maior patrimônio de qualquer pessoa: o Conhecimento.
Certamente não há que se falar em violência apenas nas Escolas Públicas: estão aí os casos de bulling e trotes violentos que acontecem todos os anos nas escolas particulares, com o protagonismo de badboys que compram sua impunidade escondendo-se atrás de sobrenomes famosos.
Jovens que tem a oportunidade de alcançar a Universidade, tem tudo na vida patrocinado pelos pais, mas não tem qualquer interesse em formarem-se como cidadãos responsáveis pelo futuro dessa geração.
Penso também que, além de um debate nacional em que todos os brasileiros pudessem participar para serem ouvidos ou apresentar sugestões, nossos maiores ídolos também poderiam colaborar para levar adiante um Projeto Nacional de Luta pela Educação.
De Ronaldo Fenômeno a Jô Soares, passando por todos os setores de celebridades em todo o país, cada um pode contribuir com sua influência, seu caráter, sua história de vida...
Talvez este texto não tenha a repercussão necessária para provocar qualquer tipo de indignação nas pessoas, mas sei que, de alguma forma estou contribuindo para que o bom senso predomine e haja pelo menos alguma reflexão sobre o momento em que vivemos.
Vamos deixar de olhar apenas para o nosso umbigo, nossos próprios desejos e planos, e voltar nossos olhos para o futuro dessa geração que está se perdendo, a cada dia, nas drogas, no álcool, na prostituição, no trânsito, na pedofilia, no bulling, etc...