Ética e o ambiente escolar

A primeira questão a ser avaliada é se realmente existe ética no ambiente escolar. Considerando que a escola é um dos ambientes que a pessoa passa grande parte de sua vida, isso durante seu crescimento – físico e mental – então, este deveria ser um bom lugar para este indivíduo, porém, isto não acontece. Ética na escola é uma coisa presente sim, na teoria, pois na prática não é isso o que se vê. Discursos bonitos sobre respeito, convivência e tantas outras características não fazem diferença se realmente não houver a prática em seguida. Por quê? É simples. A escola é um dos ambientes mais favoráveis para uma criança sofrer e isso não vêm de hoje. Apontar de quem seria a culpa é difícil. Dos pais? Eles na maioria das vezes não tem conhecimento sobre o que acontece com seus filhos. Da própria escola? Em partes, já que a educação principal vem de casa. Talvez seja uma combinação de todos esses fatores, mas este não é o ponto que gostaria de abordar.

Como qualquer outro lugar, a escola lida com seres humanos, e muitas vezes não é assim que as coisas são vistas. Primeiramente deveria se pensar que alunos não são simplesmente robôs que irão aderir às regras. São muitas pessoas, e é fato que dessa forma, existam nesse meio, as que são realmente ruins, pois assim é a nossa sociedade, não podemos controlar quem é bom, correto ou não. O que mais se vê predominar num colégio é a lei do mais forte sobre o mais fraco. Como dito anteriormente, não se pode controlar tudo e o que se vê muitas vezes é um descaso enorme da escola em relação a alunos que sofrem nas mãos de outros alunos, como se as vítimas tivesses escolhido aquilo, dessa forma, se tornam apenas uma fonte de preocupação a mais para a escola. Outro fator que julgo ser essencial é a impunidade em nosso país. Um indivíduo pratica o que bem entende e muitas vezes ninguém liga, ou mesmo, aparecem “pessoas” para defender os “direitos” desse indivíduo – maníaco, assassino, causador de bullyng – só que ninguém realmente se preocupa, são com as pessoas que todo dia pagam, muitas vezes com a vida, por um conjunto de erros contínuos que ninguém parece querer enxergar.

Dessa forma, ética na escola é algo muito simbólico, coisas precisam ser feitas, atitudes tomadas e mais, muito mais humanismo nas decisões e administrações. Pessoas não são ferramentas, são imprevisíveis. Vale lembrar que tudo que acontece – bom ou ruim – é conseqüência do que se fez no passado.

Gustavo B
Enviado por Gustavo B em 09/04/2011
Código do texto: T2898633
Classificação de conteúdo: seguro