"REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE POESIA"
Artigo de Revista “Reflexões sobre o Ensino de Poesia” – Revista Olimpíada de Língua portuguesa (Na ponta do lápis) – Leitura em03/ abril/ 2011.
“A poesia é um modo de viver o mundo (ver sentir, experimentar e projetar)”.
“Os alunos são poetas para vocês? Os alunos são autores para vocês? Vocês são leitores dos seus alunos? (Ana Elvira Gebara)”.
Se alunos se interessarem por essa agradável concepção de também criarem gosto pela causa, é um caminho de rosas a ser trilhado.
Faça os suavemente tomarem gosto pelos versos, apresentando autores diversos, mais conhecidos, com leituras agradáveis.
Inicie com poemas mais simples, ajude-os a tentar criar frases, mesmo através das tão famigeradas metáforas, mas, que comece um percurso que encontre um grau de satisfação tamanho. Quem sabe, ali, não estará formando grandes autores, ilustres poetas.
Convide-os a criarem versos singelos, rimas rotineiras, mas ajude-os a darem os primeiros passos, “rabiscando” frases lamentosas, amores não correspondidos.
Sua contribuição é de suma importância. Seja ouvinte, um leitor de seus alunos. Mostre satisfação com o que está sendo criado por eles.
Incentive a inspiração, troquem ideias com eles, mesmo fora da sala de aula. Monte equipes, realize encontros onde todos possam declamar suas “criações”.
Agindo assim, com certeza, além de formar cidadãos, estarás criando futuros poetas.
Artigo interessantíssimo, este, como trabalhar em sala de aula, a poesia.
Um tema que além de agradar aos ouvidos, ajuda no bem estar social dos alunos.
Artigo de Revista “Reflexões sobre o Ensino de Poesia” – Revista Olimpíada de Língua portuguesa (Na ponta do lápis) – Leitura em03/ abril/ 2011.
“A poesia é um modo de viver o mundo (ver sentir, experimentar e projetar)”.
“Os alunos são poetas para vocês? Os alunos são autores para vocês? Vocês são leitores dos seus alunos? (Ana Elvira Gebara)”.
Se alunos se interessarem por essa agradável concepção de também criarem gosto pela causa, é um caminho de rosas a ser trilhado.
Faça os suavemente tomarem gosto pelos versos, apresentando autores diversos, mais conhecidos, com leituras agradáveis.
Inicie com poemas mais simples, ajude-os a tentar criar frases, mesmo através das tão famigeradas metáforas, mas, que comece um percurso que encontre um grau de satisfação tamanho. Quem sabe, ali, não estará formando grandes autores, ilustres poetas.
Convide-os a criarem versos singelos, rimas rotineiras, mas ajude-os a darem os primeiros passos, “rabiscando” frases lamentosas, amores não correspondidos.
Sua contribuição é de suma importância. Seja ouvinte, um leitor de seus alunos. Mostre satisfação com o que está sendo criado por eles.
Incentive a inspiração, troquem ideias com eles, mesmo fora da sala de aula. Monte equipes, realize encontros onde todos possam declamar suas “criações”.
Agindo assim, com certeza, além de formar cidadãos, estarás criando futuros poetas.
Artigo interessantíssimo, este, como trabalhar em sala de aula, a poesia.
Um tema que além de agradar aos ouvidos, ajuda no bem estar social dos alunos.