COMO ESCOLHER A ESCOLA PARA SEU FILHO

Artigo de Revista “Como escolher a escola para seu filho” – Revista ISTOÉ de 1º/04/2010 – Leitura em 04/04/2011.

Essa reportagem, rica, interessante e necessária, mostra de maneira bem clara, definida, os vários processos, métodos de ensino, vigentes no país.
Detalha minuciosamente, como os pais devem agir, na escolha certa para matricular seus filhos nas escolas deste país.
Escolas públicas ou particulares, colégios tradicionais, campeões no ENEM, onde o professor é valorizado, ou seja, é a estrela principal nesse processo.
Remuneração decente e formação completa, com pós-graduação e doutorado.
Nesta, ensina-se que os pais ouçam os filhos a partir dos cinco anos de idade, para que estes, façam a escolha certa e fiquem comprometidos com a aprendizagem, assim sendo, o desempenho será satisfatório.
Psicólogos, psicopedagogos, pedagogos, ajudam a definir o papel da criança, traçando e levando em conta, os anseios, as expectativas dos pais, através de sessões pagas.
Esses responsáveis, devem por sua vez, definir, padrões e critérios, levando em conta, as aptidões, a criatividade. Tendo por base, os sonhos cultivados e posteriormente, colocados em prática.
Na escolha, a personalidade da criança, deve ser aliada ao tipo e escola. A Tradicional, a Construtivista, a Socioconstrutivista, a Montessoriana, a Waldorf.
Localização geográfica, espaço físico, conteúdo programático e participação de todos, pais, alunos, comunidade. Interação esta que será o sucesso ou não do futuro formando.
Uma reportagem instigante, esclarecedora, necessária. Conduzindo de forma clara e objetiva, a preparação dos pais, na escolha, da escola certa para o desenvolvimento “sadio” dos filhos.




EDIR GONÇALVES
Enviado por EDIR GONÇALVES em 04/04/2011
Reeditado em 23/03/2013
Código do texto: T2890013
Classificação de conteúdo: seguro