Elogios x Criticas.

Certa pessoa da área de consultoria empresarial asseverava que entre receber “criticas e elogios”, devemos valorizar as duas ações dentro do raciocínio, em que a segunda assertiva é muito salutar e todos obviamente gostamos de ser elogiados. Aumenta as responsabilidades, na continuação e ostentação do feito perante os pares ou a sociedade, fazendo aumentar os nossos cuidados para obras ainda melhores e o dever em não deixar a peteca cair.

Elogios acabam sendo um vigoroso fortificante, tanto pessoal, como empresarial, sabendo gerenciar, não deixar penetrar a invasão de ego no destorcimento dos caminhos.

A criança elogiada, nem que seja pelas pouquíssimas ações positivas que realiza, tanto no seio familiar como escolar, sempre passa a ser pessoa que desde o limiar da vida adulta, se interessar mais pelas escaladas desta e se enchendo de esperança e sonhos em promessa de mais felicidade, saúde e prosperidade.

Todavia não devemos se apavorar, descontrolar ou descabelar, se nestas caminhadas recebermos alguma critica. É momento de reflexão e de repensar fazendo uma retrospecção na caminhada que estamos indo e analisando se for injusto, perdoar o criticante. Rever também, pois quem está de fora enxerga melhor, talvez mais de que quem esta de dentro. Repensar: Se recebemos uma critica, esta pessoa esta sendo é nosso amigo, que quer o nosso bem no sentido de melhora e permanência no meio e também luta pelo nosso sucesso, tornando assim uma critica bem vinda.

No meio político as criticas são uma constante. A maioria mantêm serenos e calmos, considerando fatos corriqueiros do dia a dia, no desenrolar de suas vidas publicas muitas vezes devendo esclarecimentos a sociedade e seus eleitores às vezes não. Algo não cabível na minha acepção e entendimento.

No livro a Verdade da Vida, vol. 37, de Masharo Taniguti, na pagina 96, ele escreveu: ”Não importam as criticas que os outros façam a seu respeito. Você deve erguer-se resolutamente, ostentando bem alto a chama da Verdade!

Você precisa estar ciente de que a Verdade é a fonte de todas as alegrias.

A pior coisa que você pode fazer é preocupar-se com as criticas dos outros e perder a sua personalidade, esquecendo-se dos valores eternos da Verdade”.

José Pedroso

27/03/2011

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 27/03/2011
Código do texto: T2874428
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.