A INCRÍVEL ARTE DE ENSINAR

Podemos fazer aulas agradáveis, dinâmicas e mesmo assim simples, começando por um planejamento que vise registrar o que é ensinar e o que é aprender dentre os itens pertinentes a ele.

A prática pedagógica envolve a tarefa de ensinar, verificar a aprendizagem, retomar a prática diversificando-a, porque cada indivíduo aprende a sua maneira. Diante disso o professor administra um olhar clínico, isto é, enxerga as facilidades para sanar as dificuldades existentes de cada aluno.

As atitudes profissionais são construídas na formação acadêmica e principalmente no decorrer do trabalho diário entre uma situação e outra.

Até aqui nenhuma novidade, já é tempo, e o tempo urge, da compreensão das operações mentais mais complexas entendidas por pensamentos que determinam as ações mais ou menos consciente à situação apresentada. Esta consciência que o aluno tem, determina a aprendizagem tornando-a rápida, lenta, ou com muitas dificuldades.

A atenção/concentração, memória, esquema corporal com sua lateralidade, organização temporal e espacial , área cognitiva com as diferentes sansações, percepções e memórias, raciocínio, conceituação, linguagem, fazem parte do esquema superior, sendo importantes na incorporação do conhecimento principalmente quando o aluno sabe manejar tudo isso gerenciando o modo da sua própria aprendizagem como se diz na metacognição.

Os alunos que são ou não liberados para o ano seguinte com dificuldades são alvo dos trabalhos com o desenvolvimento psicomotor e cognitivo.

Importante se faz conhecer o processo de maturação afetivo – emocional do aluno, para manter a auto-estima, o otimismo e a perseverança.

Assim o aprender independente da idade do aluno, denota para os professores uma gama de saberes envolvidos no cotidiano escolar e que oferecem caminhos para serem percorridos até culminar com a aprendizagem.

Zastra
Enviado por Zastra em 25/03/2011
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