A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS.
É na leitura, escrita e reescrita de textos significativos, que ocorre a apreensão dos alunos das normas convencionais. É o que se pretende ao longo desse trabalho monográfico de pesquisa bibliográfica e de campo, através da escrita, demonstrar aos leitores a relevância do educador na formação de novos leitores, numa concepção de que, sem rupturas no processo ensino-aprendizagem a leitura pode ser empregada como mecanismo de lazer, cultura e formação.
Nessa caminhada na construção do conhecimento humano, não é de duvidar a relatividade da importância dos livros didáticos, muitas vezes o único acesso disponível para a maioria do público infantil.
O sorriso, a alegria de uma criança que lê ouve estórias e brinca, compensa a luta que possamos ter, para que aquele sorriso e aquela alegria existam.
E reforça ainda, a certeza íntima que estamos abrindo novos horizontes e possibilidades para centenas de crianças através da leitura. Estaremos ensinando quanto vale o livro; dando-lhes o hábito da leitura, fazendo-as amar o livro assimilando responsabilidades e cumprindo o dever com as gerações que formarão os homens de amanhã.
A leitura é uma atividade essencial a qualquer área do conhecimento. Está intimamente ligada ao sucesso do ser que aprende. Permite ao homem situar-se com os outros.
A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto o autor indica tudo o que sabe a língua e características do gênero; onde o portador do sistema de escritas através da pratica de leitura permitirá fazer relações entre o texto que está lendo com outros que já foram lidos.
O processo de leitura é obtido através da interação com o meio, pois é sabido que existe a leitura do mundo e as leituras decodificadas, ambas importantes, pois o individuo pode despertar o hábito pela leitura através da vivencia, da interação, imaginação e fantasia presenciado-a no dia-a-dia.
O aluno leitor praticamente não fica preso apenas a um tipo de leitura e sim a todas, o que faz com que se destaque positivamente, ampliando os seus horizontes e levando-os a se questionar, contestar e procurar as respostas dos seus porquês.
Enfim, essa pratica informa e transforma nossos alunos em cidadãos com capacidade de pensar, de fazer do nosso país uma grande nação, tornando – os capazes de tomar grandes decisões.
Além de proporcionar na formação de escritores, pois a possibilidade de produzir textos eficazes tem a sua origem na prática de leitura, espaço de construção de intertextualidade e fonte de referências modalizadoras. A leitura por um lado nos fornece a matéria – prima para a escrita: o que escrever.
Ler é muito mais que possuir um rico cabedal de estratégias e técnicas. Ler é sobretudo uma atividade prazerosa e quando ensina-se a ler deve-se levar isso em conta. As crianças e os professores devem estar motivados para aprender e ensinar a ler.
No entanto, pode-se dizer que rever as técnicas e analisar qual a melhor maneira de levar o aluno a ingressar no mundo da leitura de maneira prazerosa, é a metodologia que deve ser seguida no processo de ensino aprendizagem.